Encontro de secretários-executivos da CNBB: oportunidade de convivência e partilha

A primeira reunião de 2019, dos secretários-executivos dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontecerá em Curitiba (PR), de 15 a 19 de julho. Este ano, a proposta é aprofundar o conhecimento da realidade pastoral do regional Sul 2, bem como estreitar o relacionamento entre os secretários-executivos dos demais regionais a partir da convivência e da partilha.

Na programação, os participantes irão ter contato com experiências das quatro províncias do regional: Curitiba, Maringá, Cascavel e Londrina. Além disso, compartilharão assuntos internos de interesses comuns e assuntos administrativos da CNBB. Além dos secretários-executivos, o encontro contará com a presença do secretário-geral da entidade, dom Joel Portella e do subsecretário adjunto de Pastoral da entidade, padre Marcus Barbosa.

Padre Valdecir Badzinski, secretário-executivo do regional Sul 2 afirma que são vários os motivos que os alegram como anfitriões. “É uma comunhão de experiência e com isso nós crescemos, todos nós!”, aponta. Durante a reunião, o sacerdote explica que haverá vários momentos importantes, um deles é a apresentação que o secretário-geral da CNBB fará aos participantes, tendo em vista que esse é o primeiro contato dele com os demais.

No segundo momento, padre Valdecir conta que serão apresentados os feitos pastorais do regional bem como sua estrutura, funcionamento e gestão. “Essa partilha se torna inspiradora para outros regionais”, garante. A iniciativa também contará com momentos de descontração e lazer, marcados pela espiritualidade. “É um encontro que tem uma mescla de atividades que nos fazem crescer como secretário-executivos e como organismos da CNBB espalhados pelo Brasil”, finaliza.

Programação

No dia 15, na abertura, haverá uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo e uma palestra sobre a trajetória da Igreja no Paraná, ministrada por dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina.

Na terça,16, os secretários-executivos farão uma visita ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Associação Evangelizar.

Na quarta, 17, alguns convidados farão uma apresentação da Igreja no regional Sul 2. Já na quinta, 18, os participantes vão conhecer a Catedral de Foz do Iguaçu, e se possível, conhecerão as Cataratas do Iguaçu.

Além dessas atividades mencionadas, outras estão previstas na programação do encontro.

 

*Na foto, os secretários-executivos estavam participando da 57ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrida de 1 a 10 de maio de 2019.

O post Encontro de secretários-executivos da CNBB: oportunidade de convivência e partilha apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.