Embaixador da Boa Vontade da OMS para a Hanseníase busca apoio da CNBB

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Joel Portella, recebeu na manhã desta segunda-feira, 1º de julho, o presidente do Conselho de Administração da Nippon Foundation e embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Eliminação da Hanseníase, Yohei Sasakawa.

A visita a CNBB integra uma série de reuniões do embaixador da Boa Vontade da OMS com líderes brasileiros com o objetivo de articular ações de combate à hanseníase. À CNBB ele solicitou a abertura de espaços em eventos organizados pela entidade para sensibilizar a Igreja no Brasil.

O documento com a “Estratégia Nacional para o Enfrentamento da Hanseníase 2019 – 2022” do Ministério da Saúde do Brasil reconhece que o país está entre os 22 que possuem as mais altas cargas da doença em nível global, ocupa a 2ª posição na detecção de casos novos e detém 92% do total de casos dos países das Américas.

A CNBB propôs apresentar o tema para o próximo encontro nacional das Pastorais Sociais, marcada de 1º e 2 de agosto, e buscar articular um trabalho junto às pastorais que atuam mais diretamente no campo da saúde, Pastoral da Saúde e Pastoral da Criança, entre outras, tendo em vista o seu alcance e capilaridade nacional. Propôs ainda apresentar a ação para as lideranças católicas que atuam no Conselho Nacional de Saúde.

Os representantes da Nippon Foundation se comprometeram a enviar materiais – vídeos e folders – em português, para disseminação das informações junto aos públicos das pastorais da Igreja no Brasil. O embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Eliminação da Hanseníase, Yohei Sasakawa viajará à Belém e Marabá (PA) e São Luiz do Maranhão (MA). Ele pretende também se encontrar com os bispos destas regiões.

Também integraram a comitiva de oito pessoas, representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, o subsecretário adjunto de pastoral, padre Marcus Barbosa, e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora, Frei Olavo Dotto acompanharam a agenda.

O post Embaixador da Boa Vontade da OMS para a Hanseníase busca apoio da CNBB apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.