Em simpósio, diocese de Crato reafirma importância do Padre Cícero na história eclesial

Em discurso na abertura do Simpósio “Um padre e sua fé: Cícero, história e legado”, nesta terça-feira, dia 6 de outubro, o bispo diocesano e o reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, reafirmaram a importância eclesial do Padre Cícero Romão Batista.

Dom Gilberto Pastana e Padre Cícero José representaram a Igreja de Crato no evento acadêmico organizado pelo departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O simpósio integra o programa de atividades promovidas em comemoração aos 150 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista.

“Quando a Igreja se debruça sobre o padre Cícero, especialmente em nossa diocese, está tentando também entender a sua própria identidade eclesial”, disse o bispo. Para ele, cada estudo referente ao sacerdote é importante “porque traz à luz aspectos já conhecidos, porém com uma perspectiva nova”.

A mesa de abertura também reuniu o cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, o reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, e o diretor do departamento de Teologia, Padre Waldecir Gonzaga.

Dom Orani disse que o evento deve servir como aprofundamento da vida e da obra do Padre Cícero Romão, especialmente no Nordeste, trazendo à tona a sua presença e multiplicando a fé professada em palavras e ações, além de dar passos importantes no conhecimento do sacerdote.

Previsto para acontecer em março, o simpósio foi suspenso por causa da pandemia de Covid-19. Adaptado ao formato virtual, na plataforma de videoconferência Zoom, registrou quinhentas inscrições, segundo Padre Waldecir Gonzaga. O evento serve de prelúdio para o departamento de Teologia, que reunirá os textos apresentados para compor um livro e um acervo de pesquisas referentes ao catolicismo e a espiritualidade popular a partir da história e do legado do Padre Cícero Romão.

 

Confira a notícia na íntegra no site do regional Nordeste 1

O post Em simpósio, diocese de Crato reafirma importância do Padre Cícero na história eclesial apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.