Em Roma, padre Patriky Samuel Batista fala sobre o sentido e significado das Campanhas da CNBB

Em entrevista à Radio Vatican News, na quarta-feira, o secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Patriky Samuel Batista, falou sobre o sentido e o significado das principais campanhas tocadas pela Conferência: a Campanha para a Evangelização e a Campanha da Fraternidade.

“Cuida dele”. A frase presente na parábola do Bom Samaritano, narrada no Evangelho de Lucas, é o lema que animará a Campanha para a Evangelização deste ano. Durante a entrevista, padre Patriky disse que a ideia era despertar nas comunidades para a corresponsabilidade na ação evangelizadora. “Ajudando então, colaborando financeiramente, assumindo seu Apostolado nós queremos cuidar do anúncio da Palavra, cuidar da comunidade e cuidar dos Pobres”, apontou.

O objetivo da Campanha para a Evangelização é motivar os fiéis a participarem efetivamente da missão da Igreja por meio do testemunho de vida, de ações pastorais específicas e da garantia de recursos para a ação pastoral. Padre Patriky garantiu, na entrevista, que todos os recursos que vem da Coleta para a Evangelização, que acontece no terceiro Domingo do Advento, é revertido para a CNBB a fim de custear o trabalho dos regionais e da própria Conferência. “É uma campanha mais institucional”, disse.

Já sobre a Campanha da Fraternidade 2020, padre Patriky afirmou que o mote é o convite a um olhar mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a CF 2020 busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

“Talvez essa seja a primeira campanha que toca diretamente nas periferias existências como o papa Francisco nos fala, como situações de depressão, automutilação, de pessoas desaparecidas”, afirma o padre.

Ver, sentir, compaixão e cuidar são os verbos de ação que irão conduzir este tempo quaresmal. “A vida é um intercâmbio de cuidado e para nós que cremos que Jesus é o caminho, a verdade e a vida, a CF vai nos ajudar a refletir exatamente sobre isso de que quando nós nos dispomos a cuidar uns dos outros a vida recobre um nosso sentido também”, garantiu.

Confira a entrevista concedida à Rádio Vatican News, na íntegra:


 

Foto: Vatican News

O post Em Roma, padre Patriky Samuel Batista fala sobre o sentido e significado das Campanhas da CNBB apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.