Em 2020, mesmo que de forma diferente, jovens de todo Brasil são convidados a testemunharem sua fé

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU), o institui como ano internacional da juventude. Após isso, se tornou uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo celebrado no último domingo de outubro.

Este ano, o DNJ tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema retirado da passagem bíblica dos discípulos de Emaús “Ouviu e junto com eles caminhou” (LC 24, 15-17). Em razão da pandemia da Covid-19, em 2020, será celebrado de uma maneira diferenciada. Apesar de a data ser fixada em 25 de outubro, cada diocese tem a oportunidade de escolher o melhor momento para celebrá-la considerando sua realidade local.

Na diocese de Montenegro, o DNJ foi celebrado nesse domingo, dia 25, de forma virtual. A transmissão online e ao vivo aconteceu na página do facebook da diocese. A celebração contou com uma conversa sobre o beato Carlo Acutis, momentos de adoração e música. Confira como foi:

DNJ 2020

Posted by Diocese de Montenegro on Sunday, October 25, 2020

Os jovens da diocese de Osório celebraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ 2020) de forma online, no dia 24 de outubro, sábado. O evento contou com a presença de convidados para bate-papos e interatividade com os jovens dos grupos de toda a diocese. O referencial para o Setor Juventude, padre Fabrício, destacou que a proposta deste ano é fazer com que, mesmo à distância, os jovens sintam a forte presença de Deus dentro de suas casas, citando a passagem bíblica dos discípulos de Emaús do Evangelho de Lucas 24,13-35. Saiba como foi:

A Província Eclesiástica de Juiz de Fora (JF), composta pelas dioceses de Leopoldina e São João Del Rei, além da sede metropolitana de JF, promoveram um evento para celebrar o data, transmitido pelas redes sociais. O padre Wanderson Paulo da Silva Pereira, assessor eclesiástico da juventude da diocese de Leopoldina, fez uma live com a participação de dom Edson Oriolo e jovens da dessa região episcopal, no dia 23 de outubro, abordando o tema ‘Vós sois o agora de Deus’.

Já a arquidiocese de Palmas irá realizar nos dias 27, 28 e 29 de outubro, o II Congresso Jovem de Palmas. Um dos objetivos do encontro será comemorar o Dia Nacional da Juventude e preparar os jovens para o próximo Sínodo dos Bispos, que acontecerá no mês de outubro de 2018 e terá como tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A primeira edição do evento contou com uma importante participação de jovens pertencentes às diferentes paróquias da cidade de Palmas.

O Congresso Jovem de Palmas teve sua primeira edição em 2016, como uma nova forma de comemorar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), sendo importante conhecer um pouco da caminhada da Igreja relacionada à evangelização da juventude.

De acordo com o Padre Juan Carlos, coordenador da Comissão Arquidiocesana da Juventude, o II Congresso Jovem terá três objetivos, o primeiro, comemorar sua própria história do DNJ como Igreja Particular de Palmas; o segundo objetivo será preparar os jovens como Igreja de Palmas para o próximo Sínodo dos Bispos que acontecerá no mês de outubro de 2018; e o terceiro e mais particular, será reunir todos os jovens da arquidiocese. As inscrições são realizadas pelo site da arquidiocese, no endereço: www.arquidiocesedepalmas.org.br.

 

Acompanhe a realização do DNJ pelo Brasil em: https://jovensconectados.org.br/

 

Foto de capa: Diocese de Montenegro

 

 

O post Em 2020, mesmo que de forma diferente, jovens de todo Brasil são convidados a testemunharem sua fé apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.