Edições CNBB publica a Nova Carta aos Agentes de Saúde com novas atualizações

Desde sempre a Igreja considerou o serviço aos enfermos como “parte integral de sua missão”, consoante ao Motu próprio Dolentium hominum, associando “a pregação da Boa-Nova com a assistência e o cuidado aos doentes” (DHom, n.2), destaca em prefácio o presidente  do Pontifício Conselho para a Pastoral no campo da Saúde, dom Zigmunt Zimowski.

Ele lembra que o então papa João Paulo II, ao instituir, em 11 de fevereiro de 1985, o Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde, pretendeu oferecer aos desafios que proveem do mundo da saúde uma resposta animada pela fé e pela esperança, ao valorizar a tarefa de tantos cristãos – agentes de saúde, leigos, individualmente ou associados, consagrados e consagradas, sacerdotes e diáconos.

O primeiro presidente do Dicastério, o falecido cardeal Fiorenzo Angelini publicou, em 1994, a primeira edição da Carta aos Agentes de Saúde, que traduzida nos anos seguintes para 19 línguas, constituiu válido instrumento para a formação não só inicial, mas também permanente das diversas figuras profissionais que operam no mundo da saúde.

Ao acompanhar as novas conquistas alcançadas pela pesquisa no campo biomédico e científico, além de pronunciamentos magisteriais posteriores a 1994, durante os pontificados do próprio São João Paulo II, depois de Bento XVI e do papa Francisco, o Dicastério considerou necessário empreender um processo de revisão e atualização desse documento, mantendo, contudo, sua estrutura original centrada na vocação dos agentes de saúde a serem ministro da vida.

Neste nova edição, que agora a Edições CNBB publica no Brasil, foram feitas uma revisão e uma atualização; os temas já abordados anteriormente são ilustrados em uma linguagem mais acessível e atual, contendo uma atualização do ponto de vista científico e de conteúdo, de modo mais geral acompanhados por uma revisitação das notas teológicas dos documentos citados.

No Brasil, a carta, que tem 150 páginas, foi publicada na série Documentos da Igreja – 52 e está dividida em três patês: a) Gerar; b) Viver; e) Morrer. Os interessados podem fazer os pedidos por meio do site da Edições CNBB: https://www.edicoescnbb.com.br

O post Edições CNBB publica a Nova Carta aos Agentes de Saúde com novas atualizações apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.