É preciso ressuscitar!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

 

A Páscoa de Jesus inaugura a Nova Criação, um novo dia fulge esplendoroso para nós. É tempo de esperançar e restaurar a vida, abrir os olhos para o horizonte do infinito. Saiamos do túmulo e das sombras da morte, de tudo aquilo que oprime e espezinha a dignidade humana. Jesus, o Ressuscitado, nos dá a verdadeira paz que gera fraternidade, derruba para sempre os muros do ódio, da intolerância e da inimizade. Enxuguemos as lágrimas e acolhamos a boa nova que nos soergue e nos impulsiona a transformar e renovar toda a nossa existência.

Caminhemos juntos para superar a pandemia que nos aniquilava e ainda nos tem de reféns, porque somos chamados a viver e testemunhar a alegria e inteireza da Nova Criação iluminada pelo Ressuscitado. A morte foi derrotada e com ela toda tentativa de tolher a solidariedade e a irmandade com todas as pessoas e criaturas.

Somos homens novos e mulheres novas para a comunhão e a plenitude, para edificar na Terra e no Brasil uma nova convivência na justiça restaurativa do Reino. Façamos renascer novas formas de relacionamento, demos chance ao diálogo, a empatia e aos melhores anseios de inclusão generosa e equitativa.

Que ninguém fique à margem, faminto ou doente sem atenção, pois foi para a liberdade integral que Cristo venceu a morte. Na Sala São Paulo VI, em Roma, há uma imagem muito bela e significativa do Ressuscitado, Ele resplandecente floreçe e dá vida a toda uma  vegetação arbórea que, viçosa, se espelha no Primogênito e no Vivente.

A Ressurreição de Jesus é muito mais que o coelhinho ou o ovinho de Páscoa,  ou ainda um rito sem memória nem presença; para os cristãos é o acontecimento crucial e central da história humana que nos emancipa e nos liberta de toda opressão e mal,  fazendo-nos avançar sempre para a consumação do Reino da justiça, do amor, e da verdadeira paz. Que sejamos anunciadores e testemunhas fidedignas do Ressuscitado, com vida nova partilhada e  solidária. Deus seja louvado!

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.