Dom Jaime é reconduzido para a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada do Vaticano

O papa Francisco confirmou, pela segunda vez, o nome do arcebispo da arquidiocese de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica da Santa Sé, no Vaticano. O documento de nomeação, conforme informou em carta enviada pelo cardeal brasileiro João Braz de Aviz, prefeito da Congregação, foi assinado pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado.

Segundo dom Jaime, a confirmação de seu nome é uma oportunidade para  continuar colaborando com a referida Congregação na reflexão e indicação de linhas de ação para acompanhar e promover a vida consagrada. “Não se pode esquecer que a vida consagrada é um dom de Deus à sua Igreja; ela é um elemento decisivo para a missão da Igreja. Seus elementos constitutivos são parte integrante da vida da Igreja”, disse.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) reforça que os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica estão presentes no Brasil desde sua descoberta, no século XVI, marcando presença desenvolvimento da obra evangelizadora da Igreja no imenso território nacional. O vice-presidente acredita que sua nomeação pode ser vista como reconhecimento desta longa história.

O vice presidente da CNBB falou de um grande desafio que precisa ser enfrentado na atuação da Congregação: uma crise no seio da vida consagrada em diversos lugares e também no Brasil, com um acentuado declínio no número de candidatos a essa forma de vida por um lado; e de outro, expressivo aumento da média de idade dos membros dos diversos entes. “Animar essa forma de vida requer criatividade, ousadia, senso eclesial e fé”, afirmou.

O post Dom Jaime é reconduzido para a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada do Vaticano apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.