Dom Jaime destaca ações da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre assumiu a presidência da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2015. Um de seus principais compromissos, à época, era favorecer e acompanhar a vida e a atividade pastoral dos diáconos, presbíteros e bispos, sobretudo dos novos. Agora, faltando pouco para o término do quadriênio e, especialmente do seu mandado como presidente, tendo em vista que em maio haverá eleição para novos membros na Assembleia Geral da CNBB, o portal da CNBB conversou com ele com o objetivo de apresentar um balanço geral do que foi realizado pela Comissão nesses quatros anos.

Segundo o bispo, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada goza de um lugar de destaque no seio da Conferência. “São vários organismos que a compõem e isso é uma complexidade e, ao mesmo tempo, uma riqueza. Complexidade pelo número de organismos. Riqueza pelos âmbitos que a Comissão atinge da vida eclesial”, afirma. Atualmente, sua missão é oferecer aos batizados, condições para a vivência da sua vocação específica através da Pastoral Vocacional (PV) e do Serviço de Animação Vocacional (SAV), bem como acompanhar a formação para o Ministério Ordenado, por meio da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).

Cabe ainda à ela acompanhar a vida e a atividade pastoral dos diáconos, presbíteros e bispos, sobretudo dos bispos novos. Além disso, ela também estabelece diálogo de comunhão e parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS). Como exemplo de ação concreta da Comissão no momento, dom Jaime destacou a preparação para o 4º Congresso Vocacional do Brasil, a ser realizado em setembro de 2019, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. O evento ao tratar do exercício do ministério do discernimento, buscará aprofundar o modelo de vida de Jesus Cristo, único a ser seguido.

Posteriormente, dom Jaime destacou as escolas de formadores e os cursos para orientadores espirituais que acontecem em diversos estados do país. Junto a isso, ele também falou sobre o 17º Encontro Nacional de Presbíteros, ocorrido de 26 de abril a 02 de maio de 2018, que contou com a participação de mais de 500 padres, representantes de dioceses e arquidioceses do Brasil. Na ocasião, os trabalhos foram orientados com o tema “Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho” e lema: “cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espirito Santo vos constituiu como guardiães”.

“O encontro de presbíteros, o célebre, sempre é um momento muito bonito de poder encontrar o clero de todo o Brasil, vale destacar aquela experiência bonita que tivemos com o secretário da Congregação para o Clero, dom Jorge Carlos Patrón, que esteve com os presbíteros e foi um momento muito forte, muito bonito”, disse dom Jaime. E para fechar com chave de ouro, o bispo destacou a aprovação das novas Diretrizes para a Formação de Presbíteros da Igreja no Brasil, na última Assembleia da CNBB, em 2018. “Foram enviadas as últimas contribuições a Roma, que pediu alguns ajustes e agora novamente reenviamos. Nós esperamos que na Assembleia deste ano, nós já tenhamos as novas Diretrizes em mãos”, finaliza o bispo.

 

O post Dom Jaime destaca ações da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.