Dom Geraldo Lyrio Rocha fala sobre Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB

O arcebispo emérito de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, apresentou ao episcopado brasileiro, o serviço prestado pela Comissão Especial para a Causa dos Santos junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Geraldo preside esta Comissão que tem como finalidade o acompanhamento dos processos de canonização e beatificação que já estão em andamento na Cúria Romana, na Congregação para a Causa dos Santos e, ao mesmo tempo, oferecer subsídios para as Dioceses que desejam introduzir novas causas. Outra atribuição da Comissão é a formação de pessoal que possa acompanhar este serviço nas Igrejas particulares.

Dom Geraldo também falou da complexidade do processo de canonização e a dificuldade em contabilizar a quantidade de causas que estão em andamento no Brasil. “Este processo é muito complexo, porém existe uma legislação que orienta esta caminhada. Precisamos fazer um levantamento das causas em nosso país. Aqui na 57ª Assembleia Geral estamos fazendo um apelo a todos os bispos para que encaminhem para a Comissão, informações das causas já introduzidas e o estágio em que se encontram”, disse.

Dom Geraldo contou que já acompanhou, enquanto arcebispo titular de Mariana, todo o processo diocesano para a beatificação do ex-presidente da CNBB, dom Luciano Mendes de Almeida, cuja causa já está em andamento no Vaticano. O bispo ressaltou que muitas das causas de santos existentes no Brasil são frutos da incitação do pontificado de João Paulo II para a apresentação de novos santos brasileiros. “O papa João Paulo II nos dirigiu uma palavra de muito estimulo neste sentido. É preciso que apresentemos causas de brasileiros. De pessoas da nossa época da nossa geração para dizer que a santidade está ao alcance de todos”, lembrou.

“O fato de apresentarmos processos de beatificação e canonização nos recorda que todos somos chamados à santidade”, declarou dom Geraldo. Ele também recordou que o papa Francisco tem sublinhado por diversas vezes a necessidade de santos em nossos tempos. A carta encíclica intitulada ‘O chamado à santidade’ é uma prova disso. “A constituição dessa Comissão junto à CNBB faz com que este apelo a santidade se torne mais vivo na Igreja do Brasil”, conclui dom Geraldo.

Por Franklin Machado

O post Dom Geraldo Lyrio Rocha fala sobre Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.