Direito Canônico: Edições CNBB lança Vade-Mécum especialmente voltado para os párocos

Os párocos de todo o Brasil contam a partir de agora com um instrumento que deve contribuir em sua atuação à frente das paróquias. A Edições CNBB lançou nesta terça-feira, 7, durante a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP), o Vade-Mécum para os párocos.

Padre Rogério Augusto das Neves | Foto: CNBB/Daniel Flores

A Publicação é uma coletânea de textos do Código de Direito Canônico e de outros documentos do Magistério da Igreja sobre o ofício do pároco e foi elaborado pelo padre Rogério Augusto das Neves, do clero da diocese de São José dos Campos (SP). O presbítero é doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

De acordo com o arcebispo de Ribeirão Preto (SP) e presidente da Comissão para os Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância (Cetesi), dom Moacir Silva, o texto “trata da realidade da paróquia, da figura do pároco, do vínculo dos fiéis com o pároco, dos requisitos para que um sacerdote assuma o ofício de pároco; ocupa-se da provisão e do início do ofício; detalha a missão de ensinar, de santificar e governar os fiéis confiados ao seu pastoreio”. A publicação ainda aborda as obrigações do pároco, da missa pro populo, dos livros paroquiais, do cuidado e da assinatura de documentos, além da relação do pároco com o vigário.

O livro também elenca os delitos no exercício do ministério presbiteral; apresenta o processo administrativo para a destituição de pároco, bem como o processo administrativo para transferência de pároco. A publicação ainda oferece a relação de obrigações e direitos de todos os fiéis leigos e as dos clérigos.

“Este Vade-Mécum é um instrumento muito importante e valioso. Recomendo-o aos irmãos (arce)bispos, aos oficiais das cúrias (arqui)diocesanas, aos párocos e aos padres em geral, às secretarias paroquiais e aos conselhos paroquiais de pastoral”, indicou dom Moacir.

O post Direito Canônico: Edições CNBB lança Vade-Mécum especialmente voltado para os párocos apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.