Dia Nacional da Cultura: momento para prestigiar a diversidade de artes, crenças e linguagens no Brasil

Nesta quinta-feira, 5 de novembro, celebra-se no Brasil o Dia Nacional da Cultura, data que marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923). A data comemorativa foi criada por lei em 1970.

Foto: Museu Imperial/Divulgação

De acordo com a fundação Casa de Rui Barbosa, ele foi um político que usou sua oratória, conhecimento e ação para lutar pela abolição da escravatura e liberdades civis. Como diplomata, representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz em Haia, sendo eleito no final de sua vida, como juiz da Corte Internacional, e como jornalista, atuou em grandes jornais que lutavam pelas causas cidadãs e revolucionárias, tornando-se também escritor.

Ainda segundo a fundação, Rui Barbosa era um estudioso e apaixonado pela língua portuguesa e por isso fez parte do grupo de membros fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL), tornando-se presidente em 1908, após a morte de Machado de Assis. A contribuição de Rui Barbosa à sociedade o rendeu mais essa homenagem que é celebrar o Dia Nacional da Cultura no dia de seu aniversário de nascimento.

Dom João Justino de Medeiros. Foto: CNBB

Para o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros, celebrar o Dia Nacional da Cultura é uma oportunidade para que os brasileiros e a nossa nação se desperte para a riqueza e diversidade das culturas que compõe o Brasil.

Segundo o bispo, a formação social do país, sua história social, econômica e cultural mostra um encontro de diferentes vertentes culturais e o resultado é um país multicultural.

“Nesses tempos em que existem conflitos, sobretudo de natureza ideológica, é muito importante considerar essa diversidade cultural como uma riqueza, que muitos outros países e nações não tem, e que pode ser para nós uma oportunidade de mostrar para o mundo que é possível viver na fraternidade, como diz o Papa Francisco na sua última encíclica Fratelli Tutti”, destaca dom João Justino.

A Igreja no Brasil tem seu papel no fomento e formação cultural. Esse trabalho é feito pelo Setor Cultura da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, que tem como principal objetivo estabelecer o diálogo e a relação entre fé e cultura, realidades próximas que se encontram. Segundo dom João Justino, a tarefa do Setor Cultura tem sido a de criar a compreensão dos processos culturais, sobretudo os contemporâneos, e de estabelecer diálogos.

“É um campo vastíssimo. Nossa ação é pequena considerando esse universo da cultura, que é um verdadeiro universo, e nosso trabalho tem sido de estimular que nas dioceses, sobretudo, haja atenção para a pastoral da cultura”, destaca.

O presidente da Comissão para Cultura e Educação da CNBB aponta também que cultura é um tema transversal que atravessa, que corta e recorta todas os outros âmbitos da vida, como a cultura religiosa, a cultura política, a cultura linguística e a cultura de arte, por exemplo.

“Que nossas Igrejas locais estejam atentas nesse diálogo e possam oferecer a contribuição, que é próprio da fé cristã, para tornar as culturas locais ainda mais ricas e ajuda-las a colocar todo seu potencial a serviço”, ressalta dom João.

Rui Barbosa

Foto: Museu Imperial/Divulgação

Além de todo o seu empenho na política como deputado, senador e ministro, no jornalismo e como embaixador na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, representando e defendendo o Brasil, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, instituição responsável pelo cultivo da literatura brasileira.

Segundo o plenarinho da Câmara dos Deputados, Rui Barbosa defendia o federalismo, a abolição da escravatura e a promoção dos direitos e garantias individuais. Além disso, em seus dias livres, gostava de cultivar espécies de rosas. No jardim da sua casa possuía várias espécies e já tirou fotos para uma revista da época enquanto estava no seu jardim.

Saiba mais sobre Rui Barbosa:

www.casaruibarbosa.gov.br

Ilustração da capa: plenarinho.leg.br
Com informações Casa Rui Barbosa

O post Dia Nacional da Cultura: momento para prestigiar a diversidade de artes, crenças e linguagens no Brasil apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.