Dia Mundial da Saúde: superar a pandemia, construir um mundo mais justo e mais saudável

Neste dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), criada na mesma data em 1948. Para a data, a entidade promove a campanha “Construindo um mundo mais justo e saudável” e também há destaque durante todo 2021 como o “Ano dos Trabalhadores da Saúde e Cuidados”. Em artigo, o bispo de Campos (RJ) e referencial da Pastoral da Saúde, dom Roberto Francisco Ferreria Paz, reforça a necessidade de colocar em prática a chamada da OMS na construção de um mundo mais justo e saudável, para superar a pandemia.

“Este ano, como vimos na titulação, olhando para além da Pandemia, afirmamos que, para superá-la, é necessário construir um mundo mais justo e mais saudável. Que significa incluir e distribuir, de forma equitativa e solidária, os recursos da saúde: tratamentos, remédios, vacinas, e vida saudável; o que nos leva a trazer para a reflexão o acesso à água tratada, saneamento básico, alimentação e nutrição equilibrada, agricultura orgânica, moradia, e trabalho digno e decente. Trata-se de ter uma visão holística e integrada da saúde, que transcende a busca de qualidade de vida para os poucos que podem desfrutar dela, mas garantir um direito fundamental para toda a população, pois a vida e saúde devem estar sempre em primeiro lugar”
– Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

 

Para o bispo, ao refletir sobre os trabalhadores da saúde, “importa dar voz, participação e incorporá-los no planejamento da saúde, que tem sido inexistente e, muitas vezes, bloqueado por medidas contraditórias e ineficazes”. Dom Roberto também relaciona essa necessidade com a Campanha de Defesa do SUS, a Vacinação universal e imediata, o Auxílio emergencial continuado, subsídio à agricultura familiar e orgânica, segurança alimentar e preservação das florestas e biomas: “Pois, para curar-nos da Pandemia, devemos curar a Terra, e curar também nossa convivência social, injusta, desigual e intolerante. Nossa Senhora da Saúde, Rogai por Nós!”.

Confira o artigo completo de dom Roberto. 

 

Construir um mundo mais justo e saudável

Na campanha do Dia Mundial da Saúde, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), vinculada à OMS, pede aos líderes que garantam que a equidade na saúde seja a peça central na recuperação da COVID-19. “Isso resultará em uma região onde todos têm condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde, os sistemas de informação em saúde se configuram para identificar populações em situação de vulnerabilidade e a sociedade civil e os indivíduos são parceiros na busca de soluções onde as desigualdades ocorrem e onde todos têm acesso a cuidados de saúde e médicos sem sofrer discriminação”, segundo a organização. Ao mesmo tempo, é solicitado aos líderes que monitorem as iniquidades em saúde e garantam que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade quando e onde precisarem.

 

 

 

 


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.