Despedida e proximidade

Dom José Gislon
Bispo Diocesano de Erexim

Estimados Diocesanos! Neste primeiro domingo do mês de junho, celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor. É um momento especial na vida e na missão de Jesus e dos discípulos, de ontem e de hoje. Para Jesus, chegou a hora do retorno ao Pai no céu, mas, antes de partir, ergueu a mão e abençoou os seus discípulos. “Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles O adoraram.”

Quantas alegrias e dores acompanharam a vida daqueles que deixaram tudo para responder ao convite do Senhor, “vem e segue-me”. Eles aprenderam a conhecer o Mestre, percorrendo com Ele o caminho do amor serviço pela causa do Reino; aprenderam a ser discípulos, esvaziando-se das ambições temporais, das seguranças do mundo, para serem discípulos peregrinos do Evangelho, entregando a vida e confiando nas palavras de Jesus, na sua proximidade e na ressurreição da vida eterna.

Essa confiança na proximidade do Senhor, que partiu para o céu, mas continua presente no mundo alimentando a nossa caminhada de discípulos e discípulas com o Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia, é fundamental na vida do cristão e das comunidades que se reúnem para celebrar a fé no Senhor Jesus.

Hoje, vivemos num mundo onde temos muitas facilidades de estarmos conectados uns aos outros através dos inúmeros Meios de Comunicação Social, cujo dia hoje transcorre; mas, a realidade nos diz que mesmo estando conectados através de tantos meios modernos, podemos estar padecendo de solidão, de falta de proximidade, de calor humano, nas famílias e nas comunidades. O estar perto fisicamente não significa estar “próximo” de quem está ao nosso lado, ou sob o mesmo teto.

Corremos o risco de, sem perceber, estarmos conectados com o mundo, interagindo com centenas de pessoas através das redes sociais, e  deixarmos morrer na solidão quem está ao nosso lado, porque não temos tempo para ouvi-lo, para partilhar um pouco de nós, ou para ser realmente uma presença solícita, que olha e cuida da vida com amor, paixão e ternura.

Tende todos um bom domingo.

O post Despedida e proximidade apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.