De 25 a 27/02, acontece no Vaticano seminário em vista do Sínodo para a Pan-Amazônia

Em vista da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos sobre o tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, prevista para outubro próximo, a Secretaria Geral do Sínodo organiza um Seminário de Estudos dias 25 e 27/02, no Instituto S. M. Bambina, no Vaticano. O tema do encontro é: “Rumo ao Sínodo Especial para a Amazônia: dimensão regional e universal”.

No primeiro dia serão examinados alguns aspectos eclesiais e pastorais à luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium; o segundo dia abordará questões relacionadas com a promoção da ecologia integral no horizonte da Encíclica Laudato si’; no último dia será realizada uma síntese das perspectivas que surgiram e uma comunicação sobre o caminho de preparação ao Sínodo.

O cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, fará a abertura e a conclusão dos trabalhos. O Seminário contará com a presença dos Presidentes das Conferências Episcopais da Amazônia, de alguns outros bispos e especialistas da Amazônia e de outras áreas geográficas. Desta forma, será possível, entre outras coisas, destacar a relação entre a particular situação eclesial e ambiental da Amazônia e outros contextos territoriais semelhantes.

Do Brasil, participam o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha, dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e presidente da Repam; dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima; padre Orivaldo da Costa da diocese de Parintins (AM); reverendo José Raimundo dos Santos, da Pontifícia Universidade Lateranense; Maria Henriqueta Ferreira Cavalcanti, membro da Comissão de Justiça e Paz do regional Nordeste 2; padre Ricardo Gonçalves Castro; padre Thierry Linard, do Observatório de Justiça Ambiental dom Luciano Mendes de Almeida; professor Francisco Loebens, CIMI; antropóloga e professora Moema Marques de Miranda; dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Marajó (PA); e irmã Maria Inês Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Com informações do Vatican News

O post De 25 a 27/02, acontece no Vaticano seminário em vista do Sínodo para a Pan-Amazônia apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.