Cristo Glorificado nos envia a anunciar o Reino

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

    Na culminância do tempo Pascal, celebramos a Solenidade da Ascensão de Jesus para a plena comunhão junto do Pai. Somos elevados, com Ele, a um patamar de glória impensável, a nossa condição humana ganha assim uma dignidade, e um esplendor, que refulge a divindade. Mas, esta festa, também é o início da grandiosa missão de ensinar aos povos e nações o caminho do Reino.

Trata-se de fazer passar as pessoas, de situações menos humanas, à mais plenas junto com a filiação divina. Jesus, nosso Irmão, torna-se advogado, intercessor e sacerdote da humanidade, para restaurá-la na vitória do projeto do Pai. O céu, mais que um lugar, é um estado de felicidade completa, de comunhão e posse da visão do rosto de Deus. Rompemos todas as barreiras, e limitações, que nos aprisionavam e dividiam, para formarmos uma só família, onde somos unidos a todos no coração da Trindade.

A ascensão, como mistério de amor e solidariedade, nos lembra que ninguém se salva sozinho, que no seguimento de Cristo somos chamados a santificar e elevar na graça a nossos irmãos oprimidos pelos pecados pessoais, e as estruturas de morte que condenam a muitos à fome, à violência e destruição. A vida toda, e a criação inteira, são restauradas por Cristo, sendo recapitulada pelo Novo Adão a uma harmonia e comunhão de todas as criaturas na plenitude e perfeição.

Toda a liturgia reaviva nossa esperança e se torna portadora de sentido e encanto para despertar em toda humanidade o desejo de infinito e da beleza incriada e pura do Deus das misericórdias. Ao mesmo tempo, esta Solenidade festeja, no dia mundial das comunicações sociais, a vocação de evoluirmos das redes sociais com suas ambiguidades e desafios (mensagem deste ano do Papa Francisco) para a comunhão e participação da Santíssima Trindade, nossa morada no céu e a meta final de nossa caminhada. Deus seja louvado!

 

O post Cristo Glorificado nos envia a anunciar o Reino apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.