Cristo é nossa vitória

Dom Edney Gouvêa Mattoso
Bispo de Nova Friburgo (RJ)

Caros amigos, celebramos nesta semana o grande dia da vitória de Jesus sobre a morte. Sua ressurreição inaugura um mundo novo, libertado da escravidão do pecado, revelando o imenso amor divino, que vem em socorro da miséria humana.

Deus, apesar de inúmeras vezes experimentar nossa infidelidade, sempre está de braços abertos para nos acolher em Sua misericórdia, concedendo-nos uma vida nova (cf. Lc 15,11-32).

É verdade que enfrentamos tempos difíceis. A violência, fruto da intolerância, se faz notar em todos os cantos. Sentimos as trevas dominarem o tempo e o antigo inimigo da humanidade ampliar o seu reino, instaurando o ódio e a desunião entre os homens. Prova disso, são os inúmeros atentados contra a dignidade humana e à liberdade religiosa. O terrível atentado sofrido pelos cristãos no Sri Lanka, no domingo de Páscoa, é um exemplo recente desta realidade.

Muitas vezes, nos encontramos como aquelas mulheres que caminham em direção ao túmulo de Jesus, com o coração invadido pelo desânimo e pela tristeza diante da violência e da morte. “Parece que tudo vai se estilhaçar contra uma pedra: a beleza da criação contra o drama do pecado; a libertação da escravatura contra a infidelidade à Aliança; as promessas dos profetas contra a triste indiferença do povo” (Papa Francisco, 20 abr. 2019).

Temos a impressão que cada passo de nossa peregrinação neste mundo só nos conduz ao fracasso e à frustração da esperança. Mas, ao contemplarmos a Ressurreição do Senhor, vemos que o caminho não é em vão. Cristo, ressuscitado dentre os mortos, é Senhor de uma vida incorruptível. Nós, já participamos desta vida graças ao Espírito Santo derramado em nosso Batismo (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1002-1003).

Deus feito homem, com Sua morte, rompeu o muro da inimizade que separa a criatura do Criador. Do alto da cruz, derramou sobre a humanidade a graça do Espírito, retirando o nosso coração de pedra e nos devolvendo a beleza de Sua imagem e semelhança.

Em Sua carne, Cristo venceu o antigo inimigo e revelou a imensidão do Seu amor. Todo amor exige reciprocidade. Por isso, todo aquele que foi alcançado pelo Mistério da Salvação deve converter-se em testemunha, fazendo brilhar a luz do Redentor onde as trevas da ignorância se fazem sentir em tantos irmãos.

São Paulo adverte que a experiência da ressurreição não pode fechar-se em si mesma, precisa traduzir-se na conversão do coração: “Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Ele está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra” (Col. 3,1-2).

A luta contra as trevas é árdua e exige uma grande medida de esforço pessoal e comprometimento consciente em meio as adversidades desta vida. A vitória de Cristo sobre a morte, revela que todos os nossos sofrimentos pelo bem florescerão ao seu tempo e nos renova as forças no trabalho de construção do Reino de Deus.

Não permitamos que nosso coração, depois de ter encontrado o Ressuscitado, se ache entre os mortos. Que nesta Páscoa o Senhor não nos encontre frios e indiferentes, mas atentos às necessidades dos que sofrem as consequências da morte e do pecado. Feliz Páscoa!

 

O post Cristo é nossa vitória apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.