CPP comemora 50 anos de atuação e homenageia CNBB

Dom Valdeci entrega prêmio à Presidência da CNBB | Foto: divulgação

O Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) celebrou 50 anos de criação no último mês de maio, com a realização de um congresso, realizado entre os dias 21 e 23, em Belém (PR). Na última semana, o bispo de Brejo (MA), dom José Valdeci dos Santos Mendes, que preside o CPP e a Comissão Episcopal para Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entregou ao presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira Azevedo, o prêmio comemorativo frei Alfredo.

A premiação é um reconhecimento pelos “anos de parceria, dedicação, solidariedade e compromisso com a luta dos pescadores e pescadoras artesanais”. O prêmio recebe o nome do fundador do CPP, frei Alfredo Schnuttgen, apontado como inspiração por ter ido ao encontro dos homens e mulheres das águas, “descobrindo a realidade da vida deles e dessa forma se comprometendo pela defesa dos seus direitos, na construção do bem viver e na defesa da Casa Comum”.

O Congresso do CPP teve como tema “Celebrar a Resistencia e Profetizar a Esperança” e reuniu agentes de Pastoral do CPP, pescadoras e pescadores artesanais, pastorais sociais do campo e organizações parceiras nacionais e internacionais. Na oportunidade, houve “renovaram o compromisso profético com o projeto do Cristo Libertador e com as lutas dos pescadores e pescadoras” a partir da memória histórica, do olhar crítico sobre a realidade e apontamento de caminhos para testemunhar a “fidelidade ao Deus da vida e seu projeto de justiça”.

“Nossa história é atravessada pelos processos de colonização, pautados na máxima exploração da natureza e da vida humana, sobretudo dos povos originários e do povo negro. Nesse momento, navegamos em águas ainda mais turbulentas, onde o desmonte de todas as políticas ligadas às áreas mais essenciais à vida da população, aprofunda o processo de exploração, perseguição, criminalização e morte”, afirmam os participantes na carta divulgada após o congresso.

Sobre frei Alfredo, afirmam ter aprendido que é no ato da escuta e da vivência com os pescadores e pescadoras que o projeto evangélico de Jesus vai ganhando vida: “Reconhecemos a presença do Cristo na lida dos homens e mulheres das águas. Assumimos a tarefa profética de Celebrar a Memória das lutas e Profetizar a esperança na vida, cultivando a mística da presença no MEIO do povo”.

A pastoral foi fundada em 1969, em Olinda (PE), pelo Frei Alfredo Schnuettgen, tendo na época, o incentivo de dom Helder Câmara.

 

Foto de capa: Thomas Bauer

O post CPP comemora 50 anos de atuação e homenageia CNBB apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.