Conselho Pré-Sinodal se reúne pela segunda vez convocado pelo Papa Francisco

Está reunido, em Roma, o Conselho Pré-Sinodal para a segunda reunião da equipe. Convocados pelo papa Franscisco, bispos, padres, religiosos e leigos discutem e analisam o texto do Documento de Trabalho (Instrumentum laboris) do Sínodo para a Amazônia elaborado por especialistas, a partir do Documento Preparatório e das escutas realizadas em toda a Pan-Amazônia. A reunião começou na terça e termina nesta quarta-feira, 15 de junho.

O Instrumento, após aprovado, será enviado para todos os participantes da Assembleia Sinodal, marcada para outubro. Da Pan-Amazônia estarão presentes quase 110 bispos, nessa que será uma grande oportunidade de refletir novos caminhos para a Igreja e para a Ecologia Integral em outubro.

Dos 19 integrantes do Conselho Pré-Sinodal, cinco são brasileiros, somados aos de três especialistas que também são do Brasil. Para a religiosa Maria Irene Lopes, secretária executiva da REPAM-Brasil, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, membro do Conselho pré-Sinodal e única mulher presente nesse Sínodo com voz ativa, a reunião é oportunidade de retomada das escutas territoriais, estudo do material produzido pelos especialistas e ajustes que sejam necessários para os próximos passos do processo sinodal. “Será um momento rico de experiências e de possibilidades de cada vez mais atendermos às solicitações e àquilo que os povos da Amazônia esperam desse grupo”, destacou Ir. Irene.

Convocado pelo Papa Francisco em outubro de 2017, o Sínodo para a Amazônia é um caminho que está em construção, afirmou Dom Nery Tondello, bispo de Juína e membro do Conselho Pré-Sinodal. Para ele, o Instrumento de Trabalho que estará em discussão nesses dois dias precisa ser fiel às escutas realizadas com os povos de toda a Pan-Amazônia. “Esperamos que esse Sínodo seja expressão e oportunidade de graça para a Igreja da Amazônia e, principalmente, para os povos da Amazônia”, concluiu Dom Neri.

“Os membros do Conselho Pré-Sinodal terão uma grande missão para não deixar de lado as questões importantes que surgiram durante o tempo das escutas (sinodais)”, afirmou o padre Justino Rezende, da etinia Tuyuca, único indígena da Pan-Amazônia membro da equipe de especialistas que contribui na redação do Instrumento de Trabalho. Ele ainda alerta que os bispos presentes na Assembleia Sinodal, a ser realizada em outubro, estejam atentos para o Sínodo seja conduzido, de fato, a partir do olhar para a Amazônia e não de fora. “Espero que os bispos e demais envolvidos tenham serenidade, sabedoria, inteligência e capacidade de diálogo para poder fazer um trabalho bem feito e que corresponda aos desafios reais que os habitantes da Amazônia sentiram”, afirmou Padre Justino.

Para a professora Márcia Maria Oliveira, assessora da REPAM-Brasil e especialista que contribuiu na elaboração do Documento de Trabalho, a expectativa é de que o documento corresponda à linguagem e consiga carregar as contribuições de todo o povo da Pan-Amazônia no processo de escuta, realizado nos últimos meses. “O documento pode e deve carregar também a nossa sinodalidade de uma Igreja (da Amazônia) que tem muito a dizer para a Igreja universal, no sentido e de maneira especial, de uma Igreja comprometida com os mais pobres, pobre com os pobres, humilde com os humildes”, chamou à atenção a especialista Márcia Oliveira.

Por dentro do processo do Sínodo para a Amazônia:

– Outubro de 2017 – Papa Francisco convoca o Sínodo para a Amazônia.

– Janeiro de 2018 – Papa Franscico em viagem a Porto Maldonado, no Peru, dá início ao processo Sinodal.

– Abril de 2018 – Primeira reunião do Conselho Pré-Sinodal em Roma.

– Maio de 2018 – Lançamento do Documento Preparatório do Sínodo e início das escutas territoriais.

– Novembro de 2018 – Visita do Cardeal Baldisseri e acompanhamento do processo de escutas territoriais.

– Fevereiro de 2019 – Conclusão das escutas territoriais e início da elaboração do Instrumento de Trabalho

 Maio de 2019 – Segunda reunião do Conselho Pré-Sinodal em Roma.

– Outubro de 2019 – Realização do Sínodo para a Amazônia

(Texto da Repam)

O post Conselho Pré-Sinodal se reúne pela segunda vez convocado pelo Papa Francisco apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.