Comunicação social

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG)

Na Solenidade da Ascensão do Senhor, nesse retorno de Jesus à Casa do Pai, quando sela definitivamente a Aliança que Deus fez com Abraão, identificada na perfeita comunicação do divino com o humano, celebramos o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste ano de 2019, o tema proposto pelo Papa Francisco diz: “Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25), e devemos nos comunicar.

Falar de comunicação sugere relacionamento, convivência, diálogo e unidade. Por isto celebramos também a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Neste ano o tema é: “Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16,18-20). Em todas estas coisas nós vemos, perfeitamente, a vida e as atitudes de Jesus. Nele podemos encontrar os meios para realizar uma prática de unidade saudável.

A vida de Jesus, mesmo falando do tempo de sua infância e adolescência, foi marcada por intensa comunicação. Sua forma de proceder, de intimidade com o Pai e relacionamento com a realidade comunitária, são todos fatos que influenciavam a prática de vida das pessoas. Criou comunicação com o grupo dos apóstolos e conseguiu atrair multidões para experimentar e saborear do seu convívio.

Jesus formou comunicadores da Palavra de vida. Mais vida do que propriamente palavras, porque o testemunho arrasta com muito mais eficiência. A comunicação feita pelos apóstolos revelava convicção e autoridade, porque o Espírito de Deus estava com eles e os credenciava na missão. Hoje somos herdeiros dessa riqueza bimilenar, cuja força comunicativa continua com seu total vigor.

A sadia comunicação favorece e amplia a compreensão dos fatos que nos acompanham na história. Sendo “membros uns dos outros”, podemos dizer que o isolamento dificulta a comunicação e não permite a construção de vida comunitária sadia, e nem individual melhor. Há necessidade de investimento numa verdadeira educação, e não o contrário, para ajudar a cultura da comunicação.

A Ascenção do Senhor, que referencia o Dia Mundial das Comunicações Sociais, é a celebração solene da elevação da nossa humanidade, do poder de comunicar e de se realizar dignamente na vida. A presença do Espírito Santo é a continuação fiel da comunicação de Deus com seu povo. Ele é guia da comunicação e inspirador de propostas sadias para uma vida também sadia.

O post Comunicação social apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.