Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso busca se fortalecer

Ocorreu, dia 12/3, na catedral metropolitana de Porto Alegre (RS), a reunião da Comissão Regional de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (CREDEIR) da CNBB Sul III. Na abertura do encontro, dom Hélio Adelar Rubert, bispo referencial em ecumenismo, do Rio Grande do Sul, saudou e acolheu a todos os presentes e em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2019, a qual nos motiva a ser construtores de uma sociedade humana e solidária, com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”.

O padre Marcus Guimarães partilhou a caminhada da Comissão Episcopal de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, contextualizando os trabalhos realizados a nível nacional. Dom Francisco Biasin, presidente da Comissão Episcopal, partilhou sobre os atuais caminhos do ecumenismo, como o exemplo atual e profético do pontificado do papa Francisco que nos desafia “a exercer o dom do diálogo” que ocorre na convivência fraterna e contínua. Segundo ele, o milagre do Espírito não se faz no fim, mas no percurso do caminho, no agir quando se deixa conduzir pela ação do Espírito.

No encontro, foi realizada a apresentação da caminhada regional nos anos de 2012 a 2019 por Edoarda Scherer que destacou desafios presentes na realidade do CREDEIR da CNBB Sul III, salientando a necessidade do mapeamento das atividades e retomadas periódicas de encontro e convivência.

As dioceses de Caxias do Sul, Montenegro, Osório, Santa Cruz e Arquidiocese de Santa Maria apresentaram suas trajetórias. Também participaram do encontro, os parceiros ecumênicos presentes Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), Instituto Humanitas/Unisinos, Movimento Focolares, Comissão das Pastorais Sociais e Fórum Inter-religioso.

Em continuidade à rearticulação da Comissão Regional ficou prevista a próxima reunião da equipe em outubro na ESTEF, ocasião quem se celebra os 800 anos do encontro entre São Francisco de Assis e o Sultão Al-Malik Al-Kamil.

Com informações de Edoarda Scherer

O post Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso busca se fortalecer apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.