Comissão de Educação e Cultura da CNBB realizou seminário da ação evangelizadora no âmbito educacional

Os setores Educação e Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos, de 08 a 10 de fevereiro, em Brasília, para dois eventos. O II Seminário da ação evangelizadora no âmbito educacional da Igreja no Brasil e um encontro de colaboradores dos dois setores.

A sinodalidade do pontificado do papa Francisco também esteve presente no encontro. O encontro foi encerado com um aprofundamento sobre as novas Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2019-2022 será o tema central da 57ª Assembleia Geral da CNBB, que vai acontecer de 01 a 10 de maio, em Aparecida, São Paulo.

Foto: Divulgação

Para o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação CNBB, dom João Justino de Medeiros, os dois encontros foram frutíferos.

“Houve excelente interação entre os setores educação e universidades, apontando caminhos de trabalho comum também nos regionais e dioceses. Evidenciou-se o empenho dos participantes em diferentes projetos a favor de uma ação evangelizadora no marco da eclesiologia missionária, tão incentivada pelo Papa Francisco. O saldo dos trabalhos é altamente positivo, mesmo sabendo que há muita estrada para percorrermos”, ressalta.

Na reunião do Setor Universidades, o grupo fez um aprofundamento do novo documento de estudo da CNBB: “Setor Universidades: identidade e missão“, que será lançado na Assembleia Geral da CNBB, a atualização dos projetos, apresentação do calendário 2019 e a reorganização do setor.

Já no primeiro encontro do Setor Educação, foram abordados diversos aspectos relacionados à educação, a necessidade de reorganização da estrutura do setor e uma apresentação de como funciona o trabalho do setor universidades em nível nacional.

Segundo o assessor do Setor de Educação, padre Eduardo Rocha, este encontro foi muito importante para o setor.

“Neste final de semana tivemos a oportunidade de avaliar o caminho feito e repensar estratégias para avançar na formação e articulação da Pastoral da Educação nos regionais da CNBB. Sabemos a importância da educação e sua capacidade de transformação de uma sociedade. A Igreja sempre prestou grande serviço à educação. Seguiremos esta missão atentos aos novos tempos e colaborando com tudo o que já acontece no Brasil em favor de uma educação humanizadora para todos”, destaca.

A Comissão para a Cultura e Educação é uma dentre as 12 Comissões Episcopais Pastorais CNBB e tem a missão de evangelizar no mundo da cultura e da educação no país. O trabalho é dividido em quatro áreas de atuação, educação, cultura, universidades e o ensino religioso e em cada um desses setores a principal atividade é a articulação.

O post Comissão de Educação e Cultura da CNBB realizou seminário da ação evangelizadora no âmbito educacional apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.