CNIS oferece curso de formação para responsáveis e coordenadores regionais

A Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece o Curso para Responsáveis, Formadores e Coordenadores dos Regionais, no Centro de Formação Sagrada Família, em Ipiranga, São Paulo, de 30 de janeiro a 03 de fevereiro. A proposta da iniciativa, segundo a presidente da Conferência, Aparecida Guadalupe Cafaro é a de ser um projeto alternativo, diante das necessidades e das condições atuais dos Institutos Seculares. “Fundamenta-se na Bíblia, na Palavra de Deus, nos documentos da Igreja e nos diversos chamados registrados no Antigo Testamento e no Novo Testamento e até os dias de hoje”, afirma.

Segundo Guadalupe, o curso pretende abordar os aspectos mais importantes do desenvolvimento contextualizado da pessoa humana, aberta ao transcendente, e da manifestação de Deus ao ser humano, bem como sua resposta consciente ao Criador. “A partir de uma visão antropológica cristã, o conteúdo desta formação tem como núcleo o conhecimento e a valorização da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, e a busca de sentido para a sua própria existência a partir de suas experiências, interpretadas à luz da Palavra de Deus”, explica a presidente da CNIS.  

Com o tema “Formando para formar” e o lema “Jesus Cristo – novo Formador” o objetivo é, de acordo com ela, formar os responsáveis para que a exemplo de Cristo sejam abertos aos diferentes para conduzi-los a Deus, para que saibam acompanhar aqueles que lhes são confiados. Com dois assessores, o João Clemente de Souza Neto, doutor em Ciências Sociais e a Moema Rodrigues Muricy, Mestre em Teologia Sistemática, o curso aprofundará, entre outras coisas, a vocação a vida e a santidade da pessoa humana.

Os principais enfoques a serem dados nos dias da formação, segundo a presidente da CNIS, é o fortalecimento da identidade e compromisso da consagração secular dos Institutos Seculares, para responder com coragem, generosidade e eficácia aos desafios da nova evangelização. “Aqui queremos contribuir aos processos de formação de cada Instituto e cada pessoa”, finaliza Guadalupe.

Reunião do Conselho da CNIS

À luz do Estatuto da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNIS), o Conselho da entidade deve reunir-se ao menos duas vezes por ano para avaliações e planejamentos. Com essa proposta, após o curso de formação, o Conselho vai se organizar para elaborar conjuntamente as atividades a serem realizadas durante o ano. Na oportunidade terá como pauta uma avaliação do Encontro da Juventude Consagrada Secular, que acontecerá de 20 a 23 de junho de 2019, em Brasília, com o tema “Vocação, Discernimento e Secularidade” e lema “Vivemos animados pelo Espírito”.

Também serão colocados na pauta a participação da CNIS no Congresso Vocacional, que será realizado de 05 a 08 de setembro de 2019, em Aparecida (SP), onde a Conferência apresentará uma oficina com o tema “Vocação e Missão dos Institutos Seculares”, em sintonia com a temática do IV Congresso Vocacional do Brasil, que é “Vocação e Discernimento”. Outra temática a ser abordada pelo Conselho é a Assembleia Geral Ordinária que será realizada de 15 a 17 de novembro, em Goiânia, no Centro Pastoral Dom Fernando.

 

O post CNIS oferece curso de formação para responsáveis e coordenadores regionais apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.