CNBB

Jacarezinho: Cardeal Orani deseja que “encontremos os caminhos de paz e entendimento”

O arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, comentou sobre a ação policial na favela do Jacarezinho, na capital fluminense, nessa quinta-feira, 6 de maio, que deixou 25 mortos. Ao Vatican News, dom Orani afirmou que a notícia “estarreceu a cidade” e encorajou todos para que se encontre “caminhos de paz e de entendimento para os conflitos”.

A operação policial tem sido considerada a mais letal da história do Estado do Rio de Janeiro. Além dos 25 mortos, dois passageiros do metrô foram baleados, mas sobreviveram, e moradores e policiais civis ficaram feridos.

O arcebispo, em entrevista ao Vatican News, disse que está rezando pelas famílias enlutadas e lamenta tantas vidas perdidas numa comunidade em que a Igreja também tem atuado, através da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e de iniciativas sociais e educacionais.

Confira o pronunciamento de dom Orani:

“São muitas injustiças, muitos problemas, passando pelo problema da pandemia e também da questão econômica, onde tantos estão desempregados, e ainda se acrescenta a violência. Nós nos unimos a toda cidade para pedir que nós encontremos os caminhos de paz e entendimento, pois é lamentável tudo isso. E, que ao mesmo tempo, que nós rezamos pelos falecidos, nós também continuaremos com a nossa presença ali nessa região, religiosa – social – educacional, buscando levar às pessoas ao encontro um com outro com Deus e com o mundo mais justo e mais humano. Lamentamos profundamente esse momento da história dessa cidade que é classificada como a ação mais letal da história do Rio de Janeiro e nos unimos a todos aqueles que sofrem: familiares, amigos e conhecidos e a todos da comunidade de Jacarezinho que passam por esse momento. E, ao mesmo tempo, nos unimos à cidade toda, e que nós saibamos encontrar os caminhos que nos levam realmente ao entendimento de caminhos de paz. Rezamos e nos unimos para buscarmos soluções pacíficas para os conflitos da grande cidade.”
– Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro

 

Com informações de Vatican News
Foto de capa: Rio de Paz


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados