CNBB

Lideranças missionárias de todo o Brasil se reúnem em encontro virtual do Conselho Missionário Nacional (COMINA)

Termina nesta quinta-feira, 18 de março, o encontro virtual do Conselho Missionário Nacional (COMINA), que reúne lideranças missionárias de todo o Brasil. O objetivo do encontro é apresentar o caminho dos Grupos de Trabalho para a implementação e realização das prioridades do Programa Missionário Nacional 2019-2023 (PMN), assumido pela Igreja do Brasil durante a 57ª Assembleia Geral dos Bispos, em maio de 2019.

Dom Odelir José Magri. Foto: CNBB

Na apresentação do encontro, o bispo de Chapecó (SC), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e presidente do COMINA, dom Odelir José Magri destacou a importância da participação daqueles que levam no coração a paixão pela missão.

“É importante a participação de cada um, para que levemos avante a concretização do Programa Missionário Nacional em nossa Igreja no Brasil”, disse.

Ao longo do encontro, os seis grupos de trabalho (GT), Formação Missionária, Animação Missionária, Missão Ad Gentes, Compromisso Profético – Social, Sustentabilidade e Missões Populares refletem sobre sua temática e apresentam propostas para concretizar o trabalho na prática. A cada dia dois GTs se apresentam.

Padre Daniel Rochetti. Foto: CNBB

De acordo com o assessor da Comissão, padre Daniel Rochetti, “após a apresentação de ada grupo de trabalho abre-se em plenária para discutir e ouvir os outros tantos participantes… num processo sinodal!”

Nesta quinta-feira, se apresentam os GTs sustentabilidade e missões populares. Segundo a organização, em média, o encontro tem reunido 65 pessoas entre bispos referenciais, coordenadores e representantes dos COMIRE’s, membros da Executiva do COMINA, secretários das POM e outros organismos missionários, padres, vida religiosa consagrada e laicato.

Veja em detalhes os objetivos dos Grupos de Trabalho:

GT Formação Missionária

Objetivo: Formar uma equipe de assessores, especialistas e entusiasmados pela missão, para uma reflexão mais integrada em todo o território nacional e que sirvam de base para assessorarem os regionais.

GT Animação Missionária

Objetivo: Promoção de eventos e publicidades missionárias/Conselhos Missionários: Produzir material pedagógico – “didádico” – para a implementação e fortalecimento dos Conselhos Missionários a nível Regional, Diocesano e Paroquial.

GT Missão Ad Gentes

Objetivo: Atualizar os projetos Igrejas – Irmãs e Ad Gentes; Produzir material de divulgação e apoio; Encontrar formas de acompanhamento aos missionários que chegam, permanecem e que partem para a missão.

GT Compromisso Profético – Social

Objetivo: Encontrar meios de aproximação com as Pastorais Sociais; Conscientização dos missionários da Doutrina Social da Igreja; Diálogo mais próximo com a Conferência Episcopal Amazônica e o CIMI; Mobilização e maior conscientização da questão ambiental.

GT Sustentabilidade

Objetivo: Pensar criativamente sobre os recursos humanos e econômicos dos projetos missionários; Encontrar dicas e meios de angariar recursos para a missão.

GT Missões Populares

Objetivo: Recolher experiências de metodologias diferentes de Missões Populares; Organizar o III Seminário Nacional das Missões Populares.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados