CNBB

Dom Ottorino se despede e dom Helio Pereira dos Santos é nomeado bispo de Serrinha

Dom Helio Pereira dos Santos é o novo bispo da diocese de Serrinha (BA). A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, a decisão do Papa Francisco em acolher o pedido de renúncia apresentado por dom Ottorino Assolari, por motivo de idade, e nomear dom Helio Pereira dos Santos, atual bispo coadjutor, como novo bispo diocesano. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou agradecimento a dom Ottorino e saudação a dom Helio.

Novo bispo emérito

Dom Ottorino completou 75 anos no último sábado, 30 de janeiro. Ele é natural de Scanzorosciate, Bergamo, na Itália. Religioso da Congregação da Sagrada Família de Bergamo, fez sua profissão religiosa em 2 de outubro de 1969. Foi ordenado presbítero em 8 de setembro de 1973. Veio para o Brasil em 1990, como delegado da Congregação. Antes desse período, ainda na Itália, atuou como vice-reitor, superior local, mestre dos noviços, conselheiro geral, reitor de seminário menor e diretor de colégio.

Como delegado da Congregação da Sagrada Família para o Brasil, de 1990 a 1992 e de 1995 a 2003, iniciou a caminhada missionária no país. Dom Ottorino também foi encarregado para a formação em Itapevi (SP) em 1994 e 1995; superior local e mestre dos noviços em Peabiru, na diocese de Campo Mourão (PR) de 2004 a 2005; e pároco em Ivailândia (PR), de 2003 a 2005.

Nos primeiros meses do pontificado do Papa Bento XVI, foi nomeado o primeiro bispo da diocese de Serrinha, erigida a partir do desmembramento da arquidiocese de Feira de Santana e da diocese de Paulo Afonso.

A ordenação episcopal foi no dia 25 de novembro de 2005, em Campo Mourão (PR). No mês seguinte, em 18 de dezembro, tomou posse na diocese. Seu lema episcopal é “Christi Crux in cordibus nostris” (A cruz de Cristo em nossos corações).

Novo bispo de Serrinha

Nascido na cidade Pão de Açúcar (AL), em 18 de novembro de 1967, dom Hélio Pereira dos Santos foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador (BA). A ordenação episcopal ocorreu no dia 22 de julho daquele ano. Seu lema é “Ide e fazei meus discípulos”.

Entre os anos de 1990 e 1992, dom Helio cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió (AL). Os estudos de Teologia foram entre 1993 e 1996, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Dom Hélio é pós-graduado em História pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e também em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Cândido Mendes. Possui, ainda, Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Ao longo do ministério presbiteral na diocese de Palmeira dos Índios (AL), dom Hélio atuou como reitor do Seminário São João Maria Vianney; capelão; coordenador de Pastoral; professor; pároco; chanceler da Cúria Diocesana de Palmeira dos Índios; vigário geral da diocese; e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Foi bispo auxiliar na arquidiocese de Salvador entre 6 de agosto de 2016 e dia 16 de outubro de 2020, quando foi transferido pelo Papa Francisco da sede titular de “Tiava” e do ofício de bispo auxiliar para o ofício de bispo coadjutor da diocese de Serrinha, da qual se torna bispo titular.

Agradecimento a Dom Ottorino Assolari

Estimado irmão,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio desta Presidência, manifesta sua gratidão a Deus pela sua vida e pelo seu ministério episcopal na Diocese de Serrinha, na Bahia. Neste momento em que o Santo Padre acolhe seu pedido de renúncia, agradecemos por seu sim à missão ad gentes e pela doação tão profícua no início da história dessa Igreja particular.

Oferecemos nosso agradecimento citando um trecho da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões deste ano, no qual ele recorda com gratidão todas as pessoas cujo testemunho de vida “nos ajuda a renovar o nosso compromisso batismal de sermos apóstolos generosos e jubilosos do Evangelho”. Escreveu o Papa: “Lembramos especialmente aqueles que foram capazes de partir, deixar terra e família para que o Evangelho pudesse atingir sem demora e sem medo aqueles ângulos de aldeias e cidades onde tantas vidas estão sedentas de bênção”.

Maria, Nossa Senhora da Luz, seja companheira nessa nova etapa da missão, agora como Bispo Emérito.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

 

Saudação a Dom Helio Pereira dos Santos

Estimado irmão, Dom Helio Pereira dos Santos,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) mais uma vez manifesta alegria pela sua nomeação para a Diocese de Serrinha, na Bahia, agora como Bispo Diocesano. Renovamos assim os votos para que seja sinal do Bom Pastor junto ao povo de Deus confiado ao seu cuidado, enriquecendo o que fora semeado por Dom Ottorino Assolari nos últimos 15 anos.

Partilhamos uma reflexão do Papa Francisco sobre “O permanecer recíproco entre a videira e os ramos”. Durante uma homilia matutina na Casa Santa Marta, o Santo Padre nos ensina que, nesse “permanecer recíproco”, o testemunho é a necessidade que Jesus tem de nós, para fazer a fé e o Evangelho crescerem.

“Este é um modo misterioso: Jesus glorificado no céu, depois de ter passado pela Paixão, precisa do nosso testemunho para fazer crescer, para anunciar, para que a Igreja cresça. E este é o mistério recíproco do “permanecer”. Ele, o Pai e o Espírito permanecem em nós, e nós permanecemos em Jesus”, no ensina Francisco.

Nossa Senhora Aparecida seja companheira em sua caminhada, nesse percurso tão desafiador de nosso tempo em que tanto precisamos ser sinal de esperança e de solidariedade.

Em Cristo, 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados