CNBB

Igreja no Brasil fortalece campanha pela vacinação contra Covid-19 e apoio ao Amazonas e Manaus

A Pascom Brasil (Pastoral da Comunicação) em parceria com a assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgaram nesta terça-feira, 2 de fevereiro, um vídeo gravado com integrantes da presidência da CNBB promovendo o apoio e a adesão à campanha de imunização contra a Covid-19 em curso no Brasil. Com 30 segundos, o vídeo, que será divulgado no intervalos da programação das emissoras e canais de inspiração católicos do Brasil, tem o mote: “Quando chegar a sua vez, vacine-se!”.

No vídeo, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da entidade, dom Jaime Spengler, e o bispo de Roraima (RR) e  segundo vice-presidente, dom Mário Antônio da Silva, engrossam a fila dos que apoiam e celebram a ciência e a produção de vacinas para a imunização como forma de enfrentar o novo Coronavírus.

Solidariedade a Manaus e ao estados do Norte

No domingo, 31 de janeiro, chegaram a Manaus 20 concentradores de oxigênio e 50 BIPAPs. Diante disso, dom Leonardo Steiner, agradeceu “a generosidade de tantas pessoas, especialmente a generosidade do Papa Francisco”. Segundo o arcebispo de Manaus, os equipamentos recebidos serão enviados para o interior do Estado do Amazonas; “estamos vendo junto aos irmãos das nossas dioceses onde houver mais necessidade”. Dom Leonardo afirmou que “assim, estamos devagarinho, tentando ajudar graças à solidariedade e o amor de tantos irmãos”.

No mês de janeiro, faleceram no estado do Amazonas, vítimas da Covid-19, oficialmente, 2.832 pessoas. Essa realidade levou dom Edson Damian a dizer que “a situação da pandemia, aqui no Estado do Amazonas, continua dramática e incontrolável”. No dia 15 de janeiro, o Regional Norte 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), lançou a campanha, “Amazonas e Roraima contam com sua solidariedade”, que tem despertado a solidariedade de muita gente, no Brasil e no exterior.

O presidente do Regional Norte 1 da CNBB agradeceu de coração, “as contribuições generosas que vieram do Papa Francisco, das dioceses, das congregações, e de muitas pessoas do Brasil e do exterior”. As doações, segundo dom Edson, “estão sendo enviadas aos municípios do interior onde existem pequenos hospitais que podem atender as pessoas que não estão em estado muito grave”.

O bispo de São Gabriel da Cachoeira tem denunciado que “essa pandemia revelou as tremendas desigualdades e injustiças sociais do nosso país, mais de 14 milhões de desempregados, mais de um terço das famílias precisam do auxilio emergencial do governo para conseguir sobreviver”. Segundo ele, “além disso, esta pandemia revelou quanto é providencial o SUS, o Sistema único de Saúde que consegue atender toda a população, e merece mais verbas do Ministério da Saúde”.

Dom Edson Damian agradeceu a dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, que junto com o diácono Francisco, secretário do Regional Norte 1, estão recebendo e enviando essas doações “de uma forma equitativa e transparente”. O presidente do Regional lembrou que “cada vida é preciosa, é um dom de Deus”, agradecendo a colaboração recebida e fazendo um chamado a “unir nossas forças”.

Confira aqui o vídeo em apoio à vacinação:

 

Com informações da Pascom Brasil e do VaticanNews

 

 


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados