CNBB

Retrospectiva 2020: as ações da Comissão Episcopal para a Liturgia

Orientações litúrgicas para o período de pandemia, assessorias às dioceses e revisão da tradução do Missal Romano foram os principais pontos do trabalho da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no ano de 2020.

Em um período em que várias restrições foram impostas à Igreja, impedindo as celebrações presenciais para conter o avanço do novo coronavírus, várias iniciativas foram promovidas para que as comunidades de fé continuassem nutridas das celebrações, mesmo que virtualmente. A Comissão para a Liturgia da CNBB, contribuiu, nesse sentido, para a compreensão das orientações da Liturgia e das indicações da Santa Sé para o tempo de pandemia.

Durante esse período, a Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel) da CNBB, da qual o presidente é o bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB, aproveitou para, praticamente todas as semanas, realizar reuniões via internet para revisão do material traduzido da terceira edição do Missal Romano.

Confira as principais ações da Comissão para a Liturgia da CNBB em 2020:

Fevereiro

No início do ano, com a proximidade do Tempo da Quaresma, o arcebispo de Pouso Alegre (MG) e membro da Comissão para a Liturgia da CNBB, dom José Luiz Majella Delgado, contribuiu com uma série de reflexões que renderam quatro matérias com o tema “A Comunidade se prepara para a Quaresma”. Dom Majella ofereceu indicações para auxiliar na preparação das celebrações do tempo quaresmal. A série teve início no dia 24 de fevereiro.

Dois dias depois, a Comissão para os Textos Litúrgicos (Cetel) recebeu a primeira versão impressa da tradução brasileira da Terceira Edição do Missal Romano. Após 13 anos de trabalho, o material seguiu para uma revisão final com especialistas e aguarda aprovação da Assembleia Geral da CNBB.

https://www.cnbb.org.br/cetel-recebe-versao-impressa-do-novo-missal-romano/

 

Março

O período de pandemia exigiu um trabalho ainda mais dedicado da Comissão para a Liturgia, que foi responsável por fazer chegar às dioceses as diversas orientações e decretos da Santa Sé sobre as celebrações da Semana Santa e da Páscoa.

https://www.cnbb.org.br/novas-indicacoes-para-as-celebracoes-da-semana-santa/

Foi logo no início da pandemia no Brasil que a Comissão iniciou a disponibilização do Roteiro Celebrar em Família para favorecer a meditação da Palavra de Deus e a celebração do Dia do Senhor, mesmo nas casas, cumprindo as orientações das autoridades sanitárias. O primeiro roteiro foi disponibilizado em 21 de março.

A dimensão litúrgica da Igreja no Brasil também lamentou o falecimento do frei Tito Fuguerôa de Medeiros, no dia 28 de março, em Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife (PE). Frei Tito pertencia à Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo (Frades Carmelitas) e somava 55 anos de sacerdócio. Ele colaborou com diversas composições incluídas no Hinário Litúrgico da CNBB.

 

Maio

Em maio, a Comissão abriu a participação em um dos espaços de maior contato com o povo durante o ano de 2020: as lives. Numa realização da editora Edições CNBB, a partir da proposta do livro “A Liturgia como elo vital na Igreja”, o bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão, dom Edmar Peron, e o assessor do setor Pastoral Litúrgica, padre Leonardo Pinheiro, falaram sobre várias temáticas que envolviam a questão litúrgica naquele momento, como a vivência de uma liturgia doméstica e a Igreja nas casas, além de ações da Comissão, como o processo e conclusão da tradução e revisão da terceira edição do Missal Romano. Confira como foi a live.

Com a possibilidade do retorno da realização de celebrações religiosas e missas, a Comissão para a Liturgia da CNBB elaborou um conjunto de “Orientações Litúrgico-Pastorais para o retorno às atividades presenciais”. O documento foi enviado aos bispos que puderam, de acordo com sua realidade local, orientar os fieis no retorno às atividades presenciais.

 

Setembro

Em setembro, dom Edmar Peron comentou a carta do prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Robert Sarah. Para dom Edmar, o documento retoma aquilo que é central para nós: “A vivência da fé em comunidade e a experiência profunda da liturgia – de modo particular da Eucaristia”.

A carta foi divulgada pelo cardeal no início daquele mês e enviada aos presidentes das Conferências Episcopais sobre a celebração da liturgia durante e depois da pandemia de Covid-19, intitulada “Voltemos com alegria à Eucaristia!”.

https://www.cnbb.org.br/dom-edmar-comenta-carta-do-cardeal-sarah-retomar-a-vivencia-da-fe-em-comunidade-e-a-experiencia-da-eucaristia/

 

Outubro

Uma das assessorias da Comissão ocorreu em outubro, de forma virtual. Padre Leonardo Pinheiro, assessor da Comissão, apresentou uma reflexão sobre a Mistagogia da Liturgia da Palavra em videoconferência de formação para os missionários do 2º Sínodo Arquidiocesano da arquidiocese de Juiz de Fora (MG), no dia 24 de outubro.

 

Novembro

Em novembro, o presidente da Comissão, dom Edmar Peron, participou de outra live promovida pela Edições CNBB. Na ocasião, estiveram com o bispo o padre Leonardo Pinheiro e o irmão Fernando Vieira, assessor do Setor Música Litúrgica. Na ocasião, o tema foi a preparação para o Tempo Litúrgico do Advento. Durante a live, foi destacada a dupla característica do tempo que abre o calendário litúrgico da Igreja Católica: é um tempo de preparação para a celebração da Solenidade do Natal, o nascimento de Jesus, e também período em que os corações se voltam para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos.

 

Dezembro

No mês de dezembro, a Comissão para a Liturgia informou que o Seminário Nacional de Liturgia foi adiado mais uma vez. O cenário atual e as projeções incertas para o ano de 2021, segundo os organizadores, “levaram as entidades promotoras do Seminário, após ampla reflexão e consulta, a adiar novamente o evento, transferindo-o para o ano de 2022, em data ainda a ser definida”.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados