CNBB

6º dia da trezena de São Sebastião

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

 

Rezaremos nesta terça feira, dia 12 de janeiro de 2021, o 6º dia da Trezena em honra ao nosso padroeiro São Sebastião, já estamos nos aproximando da metade dessa Trezena e com certeza muitas graças vem acontecendo por intercessão de São Sebastião. Muitas famílias estão tendo as suas esperanças renovadas e encontrando novo ânimo para enfrentar as batalhas do dia a dia.

Mesmo de uma maneira diferente esse ano devido a Pandemia a trezena vem produzindo os seus frutos, nós nos acostumamos a rezar pela internet, WhatsApp e acompanhando pela televisão e rádio. Que o tema e os subtemas da trezena desse ano nos ajude a rezar e ser discípulos missionários de Jesus em nossa cidade. Que cada lar possa ser uma semente que Deus plantou com a sua palavra.

Esse sexto dia da trezena traz como subtema: “São Sebastião, pregador do Reino de Deus”, nós somos convidados a anunciar o Reino de Deus aqui na terra para, futuramente, vive-lo de maneira plena no céu. O Reino de Deus é amor, paz, perdão e misericórdia, tudo aquilo ensinado e pregado por Jesus. Isso com certeza São Sebastião fez durante a sua vida, não se cansou de anunciar o Reino de Deus e fazer com que esse Reino acontecesse. Devemos pegar esse exemplo de São Sebastião e fazer esse Reino acontecer no nosso dia a dia.

Essa deveria ser a identidade de todo cristão católico, uma identidade missionária que leve a anunciar o Reino de Deus. São Sebastião trazia consigo essa identidade e mesmo sendo soldado do Imperador Romano Diocleciano e não podendo expressar publicamente a fé, as escondidas anunciava o reino de Deus aos encarcerados e perseguidos e os encorajava a não esmorecer em meio aos momentos difíceis que vinham passando.

Vejamos o exemplo de São Sebastião e façamos a nossa parte para construir o Reino de Deus e assumamos a nossa identidade que recebemos com o nosso batismo, de ser discípulos missionários de Jesus. Que possamos ir na contramão daquilo que o mundo oferece e entreguemos Deus as pessoas e paguemos o ódio com amor, a guerra com a paz e a morte com a vida. Que possamos encorajar aqueles que estão desanimados ou tristes e possamos encoraja-los a continuar a vida e dizer que Deus não as abandonou.

São Sebastião era um jovem de bela aparência de uma educação primorosa, dedicado e cumpridor de seus deveres. Por isso tão logo, devido à sua capacidade, foi nomeado capitão da guarda pretoriana. Mesmo com a vida militar, não se desviou de seus deveres cristãos. Comprometido com a Pátria e com o Imperador não se esquecia que seu compromisso maior era com Cristo. Por isso, não pensou duas vezes em renunciar as regalias da carreira militar, para sacrificar a sua vida pela fé que professava. Por sua bravura e coragem, São Sebastião é considerado um dos patronos dos militares.

Devemos aprender com São Sebastião a não deixar a nossa fé em segundo plano, mas colocar os compromissos que nós temos com Deus em primeiro plano. As vezes deixamos de participar da Santa Missa por causa do futebol, cinema, teatro e tantas outras coisas. Colocamos as coisas do mundo como prioridade e não temos tempo para Deus. Que possamos inverter a ordem, colocar as outras coisas em segundo plano e Deus em primeiro plano. E quando formos chamados para anunciar o Reino de Deus aos nossos amigos e parentes, possamos corresponder ao chamado dizendo o nosso Sim e não dando desculpas e dizer não.

Que possamos ser testemunhas do Reino de Deus e que o Senhor renove em nós a graça que recebemos no Batismo. O Senhor nos envia e com a graça do Espírito Santo seremos capazes de anunciar o seu reino. Ele nos capacita e nos da coragem para enfrentarmos qualquer situação e sabermos falar em qualquer situação.

Participemos com alegria do 6º dia da trezena de São Sebastião, pedindo intercessão dele para sermos construtores do reino de Deus aqui na terra, como ele foi. Estamos num tempo propício que é o tempo comum, que traz em sua espiritualidade o anúncio do Reino de Deus, o reino da esperança e da paz, do amor e da misericórdia. Que possamos construir esse reino aqui na terra e vive-lo de maneira plena no céu.

Que o Espírito Santo nos abençoe e ilumine e nos de coragem para a missão e o nosso santo padroeiro nos inspire em testemunharmos esse reino em todas as realidades da nossa vida. Sejamos mensageiros da esperança que vem do anúncio do Evangelho e fiéis pregadores do Reino de Deus.

São Sebastião, rogai por nós!

 

 

 


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados