CNBB

Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel discute, nesta quinta-feira, 3/12, às 17h, a questão racial no Brasil e na Igreja

Nesta quinta-feira, 3 de dezembro, às 17h, ao vivo nas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acontece a terceira edição da Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel com o tema: “Vidas Negras importam no país e na Igreja no Brasil”. Trata-se da última edição do ano das Lives CNBB cuja programação mensal será  retomada a partir de fevereiro do próximo ano.

O mediador, dom Joaquim Giovani Mol, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para  a Comunicação da CNBB, receberá, como convidados, o bispo de Feira de Santana (BA) e referencial para a Pastoral Afro, dom Zanoni Demettino e o bispo de Xingu (PA), dom João Muniz, indicado pelo recém criado Observatório Racial dom José Maria Pires, no âmbito da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP).

Os bispos abordarão fatos e números da realidade brasileira que demonstram a existência de um racismo estrutural no país buscando levantar também como a prática está presente no âmbito da própria Igreja. Serão apresentados também o Magistério da Igreja Católica sobre o tema, sobretudo o que diz o Concílio Vaticano II, a Encíclica Evangelli Nutiandi, as conferências do episcopado latino-americano, especialmente a conferência de Aparecida, e o estudos da CNBB, volume nº 85, sobre a Pastoral Afro-Brasileira.

Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel

O objetivo desta nova rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. Estas lives pretendem ainda, segundo dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.

A metodologia, segundo explica dom Joaquim Mol, vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que diz os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco e levantar pistas de ação. As lives CNBB sempre buscarão a presença de um convidado especialista no tema e pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.

Agenda 2021:

Acompanhe, a cada mês, a partir de fevereiro do próximo ano, sempre na primeira quinta-feira, das 17h às 18h, nas redes sociais da CNBB e em seu canal no link que segue: youtube.com/cnbbnacional. 


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados