CNBB

Advento: Caminho para o Natal

Dom Adimir Antonio Mazali
Bispo de Erexim

 

Prezados irmãos e irmãs que estão sintonizados conosco no programa Voz da Diocese, saudação e paz em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Estamos celebrando o 2º. Domingo do Advento e nos preparamos para o Santo Natal. Este período litúrgico que nos convida à conversão e ao mesmo tempo à esperança da vida nova trazida por Jesus no mistério de seu Natal e ainda nos lembra, nas palavras do profeta Isaías e de João Batista: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”!

Para nos ajudar neste caminho para o Natal, a liturgia nos apresenta alguns símbolos que visualmente nos levam a entender os passos que são importantes nesta preparação e para não perdermos de vista a riqueza que este nos proporciona.

Entre estes símbolos está a Coroa do Advento, o mais usado em nossas comunidades, pois temos a certeza que ela já foi apresentada no domingo passado e acesa a primeira vela correspondente ao primeiro domingo.

A Coroa do Advento é composta de uma forma circular que lembra a eternidade de Deus que não tem início e nem fim; seus ramos verdes significam a continuidade da vida e a esperança que nos é alimentada neste tempo. Suas 4 velas acesas uma cada vez marcam os 4 domingos do tempo de preparação para o Natal, mostrando-nos o caminho que vamos percorrendo para ele.

Desta forma, vemos a riqueza dos símbolos litúrgicos que nos ajudam a bem celebrar o tempo da Igreja da mesma forma que externamente se iluminam as casas e as ruas com luzes decorativas, interiormente ela nos leva a viver iluminados pelo clima fraterno entre nós e de acolhimento do Cristo que vem como “Luz do mundo”.

Queremos que as luzes e especialmente a Coroa do Advento, sinais visíveis aos nossos olhos, iluminem nossos corações para bem prepararmos e acolhermos o Cristo Luz do Mundo, o Emanuel – Deus Conosco – que vem para nos salvar.

Façamos deste tempo do Advento nosso caminho interior para o Natal e que os sinais externos sejam portadores da vida e da esperança que o mesmo Natal desperta em cada um de nós. Estejamos alertas e vigilantes sempre e não nos deixemos abater diante das dificuldades na certeza de que Jesus caminha conosco sempre. Amém!

 

 

 


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados