CNBB

Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara conclui capacitação de lideranças em Políticas Públicas

O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara concluiu na noite de segunda-feira, 23 de novembro, a capacitação de 157 conselheiras e conselheiros de políticas públicas atuantes em todo Brasil, nos conselhos de direitos. A celebração de conclusão aconteceu na modalidade virtual e contou com a presença das lideranças padre capacitadas, da equipe de coordenação, assessores do curso. Participaram também o Padre Paulo Renato, da assessoria política da CNBB, dom José Valdeci, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora (CEPST) e dom Joel Portella Amado, secretário-geral da Conferência episcopal.

Padre Paulo Renato disse que a Capacitação é um legado da Campanha da Fraternidade 2019, que teve como tema: Fraternidade e Políticas Públicas. Dom José Valdeci destacou a importância da capacitação de lideranças em Políticas Públicas para que as populações mais fragilizadas sintam-se amparadas na defesa de seus direitos que lhes garante uma vida mais digna. Anunciou que a CEPST está disposta a continuar o projeto de formação de lideranças em parceria com o CEFEP e propõe para o ano de 2021 mais uma turma que possa atender, sobretudo, as dioceses que ainda não foram alcançadas. Uma outra formação proposta pela CEPST é para o aprofundamento dos que já fizeram a capacitação inicial.

Por sua vez, dom Joel assinalou a importância de a CNBB apoiar essa iniciativa, sobretudo nesse momento de crise por que passa nossa sociedade, e que os depoimentos que ouviu durante a celebração falam de como todos os atores da capacitação se empenharam por realizá-la e da diferença que ela faz trazendo esperança para o nosso povo.

A Capacitação

A Capacitação de Lideranças em Políticas Públicas formou um total de 179 lideranças em duas edições, uma primeira presencial com 22 participantes e essa última virtual com 157. Participaram lideranças com experiências em atuação nos conselhos municipais, estaduais e nacional, vindas de todas as partes do Brasil, do Acre ao Rio Grande do Sul, passando pelo Nordeste. O perfil das lideranças capacitadas é de mulheres e homens de fé com forte inserção no campo social em seus territórios.

A ação foi uma parceria que uniu diversos atores: CEFEP, Comissão Sócio Transformadora, o grupo de Conselheiros Nacionais, Assessoria Política da CNBB, Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP, que disponibilizou a plataforma Zoom para todas as atividades virtuais, Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, Pastoral da Criança, Vida e Juventude, Escolas Locais e Regionais de Fé e Política e contou também como a participação de lideranças de outras Igrejas Cristãs como Evandro Alves, da Igreja Batista de Coqueiral – Recife PE.

Prevista para acontecer em duas turmas presenciais, a equipe organizadora teve que se desdobrar para transformá-la em EaD, logo após a primeira edição, devido ao distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Essa nova modalidade, que contou com enorme colaboração dos assessores e assessora dos diversos temas possibilitou a participação de um número muito superior de lideranças, inclusive aquelas que atuam em territórios de mais difícil acesso.

Resultados

Como resultado do processo formativo foram apresentados 151 Planos de Multiplicação que serão implementados nos regionais da CNBB e nas dioceses, arquidioceses e prelazias em todo o Brasil. Para isso as lideranças capacitadas, além do empenho próprio,  contam com o apoio da igreja local e de grupos como núcleos locais do CNLB e CBJP e ainda das Escolas Locais de Fé e Política. Alguns planos foram elaborados coletivamente uma vez que os participantes compõem o mesmo território de atuação e decidiram envidar esforços para uma ação coletiva.

 

Com informações do Cefep


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados