CNBB

‘Do Concílio Vaticano II ao Diretório para a Catequese’ foi tema do primeiro dia do Seminário Nacional de Catequese

Termina nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, o Seminário Nacional de Catequese a Serviço da Iniciação à Vida Cristã, promovido pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem com o lema “Jesus chamou os que Ele quis, para estarem com Ele e enviá-los a anunciar (cf Mc 3,13-14)”.

O evento é totalmente online e reuniu no primeiro dia, 4 de novembro, cerca de cinco mil pessoas nas duas redes sociais que transmitem o seminário simultaneamente, o @cnbbnacional e o @catequesedobrasil.

“Os catequistas e outros interessados estavam ávidos por esta formação. Nós contamos com a presença virtual de aproximadamente 5 mil pessoas nos diversos canais. Foi uma graça, foi um momento muito importante para nós percebermos essa sintonia entre catequistas, coordenações, com o nacional e o desejo de caminharmos juntos e realizar bem esta missão de uma catequese iniciástica com inspiração catecumenal”, destaca o assessor da comissão, padre Jânison de Sá.

Na primeira noite foi refletida a temática: ‘Do vaticano II ao Diretório para a Catequese’ e participaram o arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Peruzzo e os assessores da comissão, padre Jânison de Sá e Ir. Izabel Patuzzo.

Segundo padre Jânison de Sá, disse é importante para o trabalho da comissão refletir esse itinerário histórico para entender de forma mais profunda os processos da catequese a serviço da iniciação à vida cristã.

“Do início percebemos o Concílio Vaticano II com as grandes intuições que influenciaram muito a catequese, onde se pede que se instaure o catecumenato. Então, é a partir daí que volta a instituição catecumenal do Concílio e pós Concílio volta e nasce a ideia da inspiração catecumenal para toda a catequese. Este percurso histórico é muito importante conhecermos e percebermos onde nós estamos, as coisas bonitas que aconteceram, desafios que permanecem e vamos concluir com o novo diretório para catequese. Então perceber esta caminhada bonita que aconteceu e a continuidade na reflexão e do trabalho realizado pela catequese na Igreja no Brasil”, destacou.

Dom José Peruzzo. Foto: CNBB

Na abertura o presidente da comissão, dom Peruzzo disse que “O tema da Iniciação à Vida Cristã, bem como o tema da catequese, eles nunca se esgotam, como não se esgota a temática da educação, e aqui a educação da fé. Não se esgotam porque sempre a Igreja caminha com a história humana e há caminhos e descaminhos, marchas e contra marchas e sempre novas experiências e descobertas. Esse seminário não é para ensinar como fazer, mas é para que juntos possamos estar alertas, atentos. É para aguçar a nossa criatividade, pois a grande causa é o anuncio de Jesus Cristo”, pontuou.

O seminário ainda vai retomar a reflexão do Documento 107 da Conferência, aprovado pelos bispos em 2017, intitulado “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. A iniciativa acontece de  forma online a partir das 20h nas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional) e da Catequese do Brasil (@catequesedobrasil).

Programação:

Nesta quinta-feira, 5 de novembro, haverá a participação de dois painelistas. O primeiro tema a ser discutido será “O Diretório Geral para a Catequese de 1971 à Catequese Renovada de 1983”, pelo padre Luiz Alves de Lima, e o segundo será “O Diretório Geral para a Catequese de 1997 ao Diretório Nacional de Catequese de 1996”, pelo irmão Israel José Nery.

Nesta sexta-feira, 6 de novembro, também serão dois painéis. O primeiro sobre o “Documento de Aparecida à Iniciação à Vida Cristã em 2017”, pela irmã Sueli Cruz, e o segundo sobre o “Documento 107 – Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários” ao Novo Diretório de Catequese, pelo padre Abimar Oliveira de Moraes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O post ‘Do Concílio Vaticano II ao Diretório para a Catequese’ foi tema do primeiro dia do Seminário Nacional de Catequese apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados