CNBB

Três jovens brasileiros inscritos para o encontro “A Economia de Francisco” participam de 2ª live Igreja no Brasil Painel

Amanhã, quinta-feira, 5 de novembro, às 17h, a segunda live “Igreja no Brasil Painel” vai reunir três jovens brasileiros que integram a delegação brasileira que vai participar do encontro convocado pelo Papa: “A Economia de Francisco”. O evento internacional que tem como protagonistas jovens economistas e empresários de todo o mundo se realizará de 19 a 21 de novembro em live streaming no portal francescoeconomy.org. Para o final dos três dias, está confirmada a participação “virtual” do Papa Francisco.

O mediador das lives “Igreja no Brasil Painel”, o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol, vai receber três jovens que integram a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara, o educador e sociólogo, Eduardo Brasileiro, a comunicadora social e militante da Pastoral da Juventude de São Paulo, Dai Zito, e o mestrando em administração da PUC Minas, Ramon Jung Pereira. Eles vão falar sobre a metodologia e reflexões propostas pelo Encontro, a participação dos jovens brasileiros e da Igreja no Brasil neste processo, com destaque para como cada um está se preparando para este momento.

Jovens são os protagonistas

A iniciativa ganhou corpo a partir do convite do Santo Padre dirigido em 11 de maio de 2019 a economistas, estudantes, empresários e empresários com menos de 35 anos.  O Papa Francisco, de fato, pretende iniciar, com jovens e um grupo de especialistas qualificados, um processo de mudança global para que a economia de hoje e de amanhã seja mais justa, fraterna inclusiva e sustentável, sem deixar ninguém para trás.

O encontro estava agendado para se realizar de 26 a 28 de março deste ano em Assis, mas com a emergência provocada pela pandemia do novo Coronavírus, acabou sendo adiado para novembro, via streaming. O próximo encontro, este sim presencial, está programando para se realizar, sempre na cidade de São Francisco, Assis, na Itália, no outono de 2021, quando as condições de saúde permitirem a participação de todos.

A organização do evento The Economy of Francesco, em versão on-line, permitirá que todos os jovens inscritos (2.000 de 120 países) participem do encontro nas mesmas condições, de compartilhar suas experiências, trabalhos, propostas e as reflexões amadurecidas nos últimos meses.

Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel

O objetivo desta nova rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. Estas lives pretendem ainda, segundo dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.

As lives desta segunda rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel contarão com convidados e especialistas nos temas e acontecerão sempre na primeira quinta-feira de cada mês, às 17h. As lives serão transmitidas pelas redes sociais da CNBB.

Metodologia

A metodologia, segundo explica dom Joaquim Mol, vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que diz os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco e levantar pistas de ação. As lives CNBB sempre buscarão a presença de um convidado especialista no tema e pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.

Os cristãos no Brasil e o magistério da Igreja e do Papa

As Lives CNBB – 2ª fase – “Igreja no Brasil Painel” pretendem oportunizar debates importantes para a Igreja e aproximá-los dos cristãos católicos e da sociedade brasileira, trazendo à tona as reflexões, acúmulos e documentos do Magistério da Igreja com vistas a jogar luzes sobre a realidade e sobre a atuação dos católicos no Brasil. Temas importantes e destacados pelo Papa Francisco, pelo magistério da Igreja e pela caminhada da Igreja no Brasil serão objeto de reflexão e debates.

Agenda 2020:

Acompanhe, a cada mês, sempre na primeira quinta-feira, das 17h às 18h, a partir do dia 1º de outubro próximo, nas redes sociais da CNBB e em seu canal no link que segue: youtube.com/cnbbnacional.

O post Três jovens brasileiros inscritos para o encontro “A Economia de Francisco” participam de 2ª live Igreja no Brasil Painel apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados