CNBB

Santo Padre nomeia o padre Valter Magno de Carvalho como bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador (BA)

O Papa Francisco nomeou, na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro, o padre Valter Magno de Carvalho como titular de Giufi e auxiliar na arquidiocese de São Salvador (BA). Até então, ele exerceu as funções de reitor do Seminário Maior São José, na arquidiocese de Mariana (MG), e diretor da Escola Diaconal São Lourenço, na mesma Igreja particular.

Trajetória e formação

Padre Valter nasceu em Capela Nova (MG), em 22 de fevereiro de 1973, filho de Antônio Evangelista de Carvalho e Ester Luzia de Carvalho.

Ingressou no seminário menor Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), em 1989. Cursou Filosofia no seminário maior São José, de 1991 a 1992, e Teologia, no mesmo seminário, de 1993 a 1996, ambos na mesma arquidiocese. É bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior, de Juiz de Fora (MG) e possui especialização em Formação de Presbíteros Diocesanos, pelo Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG) (2015).

Foi ordenado diácono, em 19 de outubro, de 1996, em Mariana (MG) e sacerdote, em Palmital dos Carvalhos (MG), no dia 23 de agosto de 1997.

Além de ter sido presbítero em várias paróquias da arquidiocese de Mariana, foi diretor da Comunidade do Propedêutico, em Barbacena (MG), de 1997-1999, assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, de 1997 a 1999. Também coordenou o curso de Teologia para leigos (CETE), em Barbacena (MG), de 2000 a 2001 e foi vigário episcopal na arquidiocese de Mariana.

Atuou como membro dos seguintes organismos na arquidiocese de Mariana: Conselho de Formadores do Seminário Maior São José, Colégio dos Consultores, Conselho Presbiteral, Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação, Conselho Curador da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e Diretoria da Escola Diaconal São Lourenço.

SAUDAÇÃO DA CNBB

                                                                                          Brasília-DF, 4 de novembro de 2020

Prezado monsenhor, Valter Magno de Carvalho, saúde e paz!

Recebemos com alegria a sua nomeação como bispo titular de Giufi e auxiliar na arquidiocese de São Salvador (BA), a Sé primacial do Brasil. Felizes por acolhê-lo como um irmão no episcopado brasileiro, agradecemos o gesto do Santo Padre, que com mais essa nomeação expressa seu zelo pela Igreja no Brasil, especialmente pelo Nordeste 3 da CNBB.

Neste tempo em que comemoramos um ano de elevação de Santa Dulce dos Pobres aos altares, o acolhemos com as palavras do Anjo Bom da Bahia: “No amor e na fé encontraremos as forças necessárias para a nossa missão. “O importante é fazer a caridade, não falar de caridade e compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus”.

Receba as boas-vindas à nossa Conferência Episcopal, nosso fraterno abraço e os nossos mais sinceros votos de um frutuoso ministério episcopal, que desejamos esteja guardado pelos cuidados de São Francisco Xavier, missionário e padroeiro de São Salvador.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

O post Santo Padre nomeia o padre Valter Magno de Carvalho como bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador (BA) apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados