CNBB

Instituições de Direito Canônico do Brasil refletem sobre Proteção dos Menores em Congresso Internacional

Em vista de um novo olhar sobre a questão da proteção de menores e das pessoas vulneráveis, várias instituições de Direito Canônico do Brasil uniram-se para promover um espaço de formação a respeito das orientações mais atuais da Igreja sobre o tema. De hoje, 3, até sábado, 7 de novembro, ocorre de forma online o Congresso Internacional sobre a Proteção dos Menores e das Pessoas Vulneráveis.

O Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico – Extensões Goiânia e Londrina, com o apoio de diversos parceiros, como a Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC), quer dar continuidade ao processo incentivado pelo Papa Francisco desde o encontro com os presidentes das conferências episcopais, quando pediu a criação de organismos voltados à proteção dos menores e das pessoas vulneráveis.

Na Carta Apostólica, sob forma de Motu Proprio “Vos estis lux mundi” – Vós sois a luz do mundo –, o Papa Francisco faz a seguinte exortação: “os crimes de abuso sexual ofendem Nosso Senhor, causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e lesam a comunidade dos fiéis. Para que tais fenômenos, em todas as suas formas, não aconteçam mais, é necessária uma conversão contínua e profunda dos corações, atestada por ações concretas e eficazes que envolvam a todos na Igreja, de modo que a santidade pessoal e o empenho moral possam concorrer para fomentar a plena credibilidade do anúncio evangélico e a eficácia da missão da Igreja.

“É oportuno que as diversas instituições de Direito Canônico do Brasil se reúnam agora para ajudar a formar alunos sobre o tema, a fim de, também, contribuir nas diversas comissões das dioceses espalhadas pelo Brasil”, explicou o coordenador do curso de Mestrado em Direito Canônico na arquidiocese de Goiânia, Padre Cristiano Faria, em vídeo. Confira abaixo:

O bispo de Santo Amaro (SP) e presidente da Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da CNBB, dom José Negri, fará a conferência de abertura do evento, na noite desta terça-feira. Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, administrador arquidiocesano de Brasília (DF) e membro da comissão especial da CNBB, falará sobre “A proteção de menores – uma abordagem eclesial em contextos psicológicos”. Os consultores jurídicos da CNBB também colaborarão nas reflexões sobre o tema. Frei Evaldo Xavier Gomes abordará o contexto histórico da proteção de menores na Igreja e Dr. Hugo Cysneiros Oliveira aprofundará sobre o direito civil e a proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis.  

Para mais informações e inscrições, acesse a página do evento.

O post Instituições de Direito Canônico do Brasil refletem sobre Proteção dos Menores em Congresso Internacional apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados