CNBB

Ousar cuidar da cidade

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Quero partilhar um projeto inspirador para as eleições 2020. Trata-se de um percurso formativo, denominado “DareToCare”, ousar cuidar, que foi elaborado pelos jovens do movimento dos focolares. Aplica o conceito e dimensão do cuidado que tem um sentido pessoal, a esfera pública dando uma perspectiva política ao cuidado. É, certamente, um olhar fraterno e coletivo que, como o bem comum, deve fazer convergir os interesses particulares e partidários numa proposta que envolva e mobilize a cidadania de todos (as).

Vem ao encontro dos postulados do Papa Francisco, na sua última Encíclica, Fratelli Tutti, sobre a Fraternidade e a Amizade Social, oportunizando um diálogo cordial e criativo que supere barreiras e muros ideológicos. A cidade é nosso lar comum, foro, areópago e lugar de convivialidade e comunhão, para além dos candidatos, programas e visões muitas vezes excludentes e míopes, temos que tentar abrir canais de comunicação, entendimento para um pensar e agir comum, respeitando, claro está, a autonomia e liberdade das pessoas. Nós, cristãos, conforme a nossa forma de viver e testemunhar a fé no âmbito público, acreditamos numa política de comunhão, de profundo respeito por cada pessoa, por cada família, grupos e tendências que dignificam a liberdade e o valor singular e original da subjetividade, nessa partilha e generosidade sincera de fazer o bem, construiremos uma cidade onde caibam todos, e ninguém seja deixado de lado.

Votar é sempre incluir, ousar cuidar da família citadina, não buscar vencer para ter vantagens, mas possibilitar o desenvolvimento orgânico, conjunto, harmonioso, de uma cidade integrada, solidária, bela e sustentável. A pandemia do COVID não será vencida apenas com vacinas e normas sanitárias, mas com uma cooperação aberta, solidária inclusiva, que faça emergir uma cidadania mais responsável e atuante. Ousar cuidar é participar constantemente da edificação e gestão da cidade, fiscalizando, ajudando, propondo e tecendo a fraternidade e amizade social, que amalgama, dá força, colorido e beleza ao nosso município. Lembrando, sempre, que a paz é um pacto e um construto coletivo de justiça, amor, verdade e liberdade, como afirma a Pacem in Terris. Deus seja louvado!

 

O post Ousar cuidar da cidade apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados