CNBB

Missionários pela graça do batismo

Dom José Gislon
Bispo de Caxias do Sul

 

A Igreja vive em permanente estado de missão e, na comunidade de fé, somos constantemente lembrados e motivados a participar da sua ação missionária, pela oração, pelo envolvimento nas pastorais, nos ministérios ou através da colaboração econômica para manter ações missionárias regionais, nacionais e internacionais. Todo cristão deveria, de uma forma ou de outra, estar ligado a um compromisso missionário, manifestando, diante do Senhor Jesus e da comunidade, que o seu batismo é vivido como graça, dom e compromisso com o Evangelho.

Podemos ser tentados a pensar que o nosso estado de vida não nos permite ser missionários. Por isso, preferimos percorrer o caminho da indiferença ou do comodismo, pensando que cabe aos sábios e doutores anunciar o Evangelho ou ajudar as pessoas a conhecerem Jesus. Mas eu gostaria de lembrar que,para falar de Deus, Jesus Cristo não recorreu às grandes definições, não explicoucomplexas doutrinas, mas preferiu apresentar àqueles que o escutavam imagens da vida cotidiana, mostrando de uma maneira clara, compreensível e ilustrativa, o projeto do Reino, ajudando as pessoas a compreenderem o agir de Deus na vida da comunidade e dos seres humanos.

A nossa ação missionária depende da abertura do nosso coração, da nossa fé, do quanto sentimos como positiva a presença do Senhor Jesus na nossa vida, porque não estaremos dispostos a nos envolver ou colaborar com algo que não faz parte da nossa vida e do nosso compromisso de fé. Se batizados fomos, que ao menos tenhamos a grandeza e a humildade de suplicar a Deus, para que ilumine os olhos do nosso coração para nos fazer compreender a graça do nosso batismo.

Na sua misericórdia, Deus oferece a todos a alegria da salvação, mesmo assim, alguns permanecem indiferentes e não aderem, e Ele respeita nossa liberdade, as nossas escolhas de vida ou morte. Ele chama a todos, mas cabe a cada um de nós decidir se acolhe o dom de Deus, para alcançarmos assim a nossa felicidade, participando do banquete celeste da vida eterna na casa do Pai.

 

O post Missionários pela graça do batismo apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados