CNBB

A Mãe que gera vida e fraternidade para seu Povo

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Celebrando e vibrando, com alegria e esperança, pela grandiosa festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira e Rainha do Brasil, vimos, como os humildes pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, em 1717, suplicar sua proteção e amparo. Ela, como Mãe da Vida e Nova Eva, cuida da Criação, como fez em Guaratinguetá, não permitindo que a poluição devastadora do mercúrio da mineração acabasse com os peixes do Rio Paraíba.

Com sua ação intercessora devolve aos pescadores seu direito a trabalhar e sustento familiar. Assim, ela libertará escravos, como fez com o negro Zacarias, abrirá a visão, salvará crianças das águas e continuará a acompanhar a vida dos pobres e romeiros. Mas, junto ao cuidado com a vida, olhando para as necessidades urgentes, Maria é a Mãe que agrega e empodera os filhos e filhas, formando um povo justo e fraterno, solidário e servidor como em Caná da Galiléia, oportunizando a festa da partilha e abundância dos recém casados, com o vinho gostoso do Reino.

Ela, como Rainha e artesã da Paz, derruba em nossos corações as fronteiras, divisões e limites que nos segregam e separam, abrindo-nos, como afirma o Papa Francisco, para o mundo inteiro. Com Maria, e como Maria, renovamos, neste tempo de pandemia, a nossa opção pelos pobres, com um amor eficaz, que possa incluir  restaurar a convivialidade, os direitos sociais e a plena justiça social. Maria é a Mãe reconciliadora que vai ao encontro das pessoas anunciando a verdade sobre seu Filho Jesus que nos torna livres e irmãos. Seguindo a sua escola de misericórdia e ternura, aprenderemos a escutar, dialogar e reconhecer a alteridade e autonomia das pessoas, amando-as nas suas diferenças e singularidades, testemunhando a todos a bem querência e o a proximidade fraterna.

Queremos lançar as redes com Maria para resgatar o sentido da vida, curar a Terra e reconstruir a fraternidade na nossa Pátria da Santa Cruz, vencendo, junto ao COVID 19, as pandemias do ódio, da exclusão, da mentira e da violência. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rogai por nós!

 

O post A Mãe que gera vida e fraternidade para seu Povo apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados