CNBB

Em simpósio, diocese de Crato reafirma importância do Padre Cícero na história eclesial

Em discurso na abertura do Simpósio “Um padre e sua fé: Cícero, história e legado”, nesta terça-feira, dia 6 de outubro, o bispo diocesano e o reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, reafirmaram a importância eclesial do Padre Cícero Romão Batista.

Dom Gilberto Pastana e Padre Cícero José representaram a Igreja de Crato no evento acadêmico organizado pelo departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O simpósio integra o programa de atividades promovidas em comemoração aos 150 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista.

“Quando a Igreja se debruça sobre o padre Cícero, especialmente em nossa diocese, está tentando também entender a sua própria identidade eclesial”, disse o bispo. Para ele, cada estudo referente ao sacerdote é importante “porque traz à luz aspectos já conhecidos, porém com uma perspectiva nova”.

A mesa de abertura também reuniu o cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, o reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, e o diretor do departamento de Teologia, Padre Waldecir Gonzaga.

Dom Orani disse que o evento deve servir como aprofundamento da vida e da obra do Padre Cícero Romão, especialmente no Nordeste, trazendo à tona a sua presença e multiplicando a fé professada em palavras e ações, além de dar passos importantes no conhecimento do sacerdote.

Previsto para acontecer em março, o simpósio foi suspenso por causa da pandemia de Covid-19. Adaptado ao formato virtual, na plataforma de videoconferência Zoom, registrou quinhentas inscrições, segundo Padre Waldecir Gonzaga. O evento serve de prelúdio para o departamento de Teologia, que reunirá os textos apresentados para compor um livro e um acervo de pesquisas referentes ao catolicismo e a espiritualidade popular a partir da história e do legado do Padre Cícero Romão.

 

Confira a notícia na íntegra no site do regional Nordeste 1

O post Em simpósio, diocese de Crato reafirma importância do Padre Cícero na história eclesial apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados