CNBB

Roteiros celebrativos , organizados pela Repam-Brasil, marcam 1 ano da realização do Sínodo para a Amazônia

No próximo dia 5 de outubro completa-se 1 ano em que teve início no Vaticano, o Sínodo para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco. Este encontro, congregou 250 participantes, sendo 185 padres sinodoais, dentre eles 68 bispos da Amazônia brasileira e tratou de temas da Igreja e de questões sociais e ambientais dos nove países que têm territórios na Amazônia: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela e Suriname. Participam bispos, padres e freiras dessa região, além de estudiosos, pessoas ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU) e membros dos escritórios do Vaticano.

O Papa Francisco disse à época que o Sínodo é filho da Laudato Sí, sua encíclica que fala do cuidado com a criação e com a casa comum. O Sínodo para Amazônia foi uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia. De acordo com Francisco, o objetivo principal desta convocação foi identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno”.

No Documento Final do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica, aprovado por quase unanimidade, constam os 120 parágrafos, organizados em cinco capítulos. O  texto pede uma conversão que tem diferentes significados: integral, pastoral, cultural, ecológica e sinodal. Em 12 de fevereiro deste ano, o Papa Francisco lançou  a Querida Amazônia, uma exortação apostólica pós-sinodal. Focalizando a região amazônica da América do Sul, a carta do Santo Padre é dirigida “ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade” e fala dos quatro sonhos do Sumo Pontífice para o bioma.

Roteiro Celebrativos

Tendo em vista a celebração do 1º ano da realização do Sínodo, a REPAM-Brasil (Rede Eclesial Pan-amazônica) reuniu uma equipe e preparou roteiros para as comunidades, paróquias e grupos cristãos e católicos do país. São 4 roteiros construídos a partir das conversões apontadas no Documento Final e dos sonhos do Papa Francisco presentes na exortação Querida Amazônia e um roteiro para celebrar os mártires da Amazônia.

Organize a sua comunidade, sua pastoral ou grupo de reflexão e celebre conosco. Compartilhe o material com amigos, familiares e conhecidos. Vamos Amazonizar e contribuir para o Sínodo continue vivo em nossas comunidades.

Para baixar o material, clique aqui

O post Roteiros celebrativos , organizados pela Repam-Brasil, marcam 1 ano da realização do Sínodo para a Amazônia apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados