CNBB

Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB dá início as comemorações do mês missionário 2020 com live, nesta quinta-feira (1°)

Nesta quinta-feira, 1° de outubro, a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dá início em todo o Brasil a Campanha Missionária 2020 que este ano traz como tema: A vida é missão e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

Ao longo do mês de outubro diversas atividades serão realizadas semanalmente para divulgar o mês missionário. Entre elas, as lives e terço missionário semanais. A primeira atividade, nesta quinta-feira é uma live da comissão em parceria com a Edições CNBB, às 17h, no canal do Youtube das Edições CNBB e retransmitida nos canais da conferência e das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Nessa primeira live, o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão para a Ação Missionária, dom Odelir José Magri e o diretor das POM Brasil, padre Maurício Jardim vão conversar sobre a Campanha Missionária 2020 e Programa Missionário Nacional (PMN).

Dom Odelir José Magri

Dom Odelir ressalta que ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. “Ser missionário é viver como cristão, discípulo de Jesus como batizado e a partir de uma vocação especifica. É responder ao chamado de Deus, é SAIR, é fazer-se próximo. É “ir às periferias da sociedade para testemunhar a perseverança do amor paciente e fiel de Deus. É paixão por Deus e pelas pessoas de nosso tempo, que se expressa com amor gratuito no compromisso da solidariedade, especialmente para com os pobres, os últimos, os excluídos”, ressalta.

No Brasil, as POM têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro, na Igreja de todo o Brasil. Colaboram nesta ação a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

De acordo om as POM, mesmo neste momento em que o mundo passa pela pandemia da Covid-19 que mudou completamente as relações humanas, a Campanha Missionária 2020 quer ser um sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária.

O Papa Francisco lembra que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração” (Alegria do Evangelho, 27).

As POM destaca ainda que todo missionário é convidado a educar o olhar sobre as realidades de dor e, sobretudo, saber contemplar o belo, como fazia São Francisco de Assis, encantando-se com as criaturas presentes pelo caminho.

Saiba mais sobre a Campanha Missionária 2020

O post Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB dá início as comemorações do mês missionário 2020 com live, nesta quinta-feira (1°) apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados