CNBB

Comissão para a Ação Missionária da CNBB dá início as comemorações do Mês Missionário com live, nesta quinta-feira (1°)

Nesta quinta-feira, 1° de outubro, a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dá início em todo o Brasil à Campanha Missionária 2020 que este ano traz como tema: A vida é missão e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

Ao longo do mês de outubro, diversas atividades serão realizadas semanalmente para divulgar o mês missionário. Entre elas, as lives e os terços missionários semanais. A primeira atividade, nesta quinta-feira, é uma live da Comissão em parceria com a Edições CNBB, às 15h, no canal do Youtube das Edições CNBB e retransmitida nos canais da conferência e das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Nessa primeira live, o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão para a Ação Missionária, dom Odelir José Magri e o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) Brasil, padre Maurício Jardim, vão conversar sobre a Campanha Missionária 2020 e Programa Missionário Nacional (PMN). O mediador será o assessor da comissão, padre Daniel Rochetti.

Ser missionário está além de cumprir tarefas

Dom Odelir José Magri

Dom Odelir ressalta que ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. “Ser missionário é viver como cristão, discípulo de Jesus como batizado e a partir de uma vocação específica. É responder ao chamado de Deus, sair e fazer-se próximo”, disse.

Ele ressaltou que o missionário precisa ir às periferias da sociedade para testemunhar a perseverança do amor paciente e fiel de Deus pelas pessoas de nosso tempo, que, segundo ele, se expressa com amor gratuito no compromisso da solidariedade, especialmente para com os pobres, os últimos e os excluídos.

No Brasil, as POM têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro, na Igreja de todo o Brasil. Colaboram nesta ação a CNBB, por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

De acordo com as POM, mesmo neste momento em que o mundo passa pela pandemia da Covid-19, que mudou completamente as relações humanas, a Campanha Missionária 2020 quer ser um sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária.

O Papa Francisco lembra que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração” (Alegria do Evangelho, 27).

As POM destacam ainda que todo missionário é convidado a educar o olhar sobre as realidades de dor e, sobretudo, saber contemplar o belo, como fazia São Francisco de Assis, encantando-se com as criaturas presentes pelo caminho.

Saiba mais sobre a Campanha Missionária 2020

https://www.cnbb.org.br/abertura-do-campanha-missionaria-dia-1o-de-outubro-tera-programacao-especial/

O post Comissão para a Ação Missionária da CNBB dá início as comemorações do Mês Missionário com live, nesta quinta-feira (1°) apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados