CNBB

Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada realizará reunião ampliada em outubro

A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará uma reunião ampliada nos dias 19 a 22 de outubro, por videoconferência. A iniciativa além de contar com a presença dos membros da Comissão (assessores e bispos), contará também com a participação de representantes de todos os organismos que a compõem, como é o caso da Comissão Nacional dos Diáconos (CND); a Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP); a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNIS); a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Pastoral Vocacional / Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV).

No primeiro dia formativo, para refletir sobre os novos tempos e uma nova Igreja, foram convidados um jovem e um casal. O casal, Renata Lagrotta Franco e Francis Franco, reside em Campinas (SP). São Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e orientam Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, em casas da Companhia de Jesus (em Itaici, Indaiatuba/SP, e em todo o Brasil). Ambos são Psicólogos clínicos. Renata é graduada em Direito e Filosofia, além da Psicologia. Tem Mestrado em Psicopatologia pela Universidad de León, Espanha, e é Doutoranda em Psicologia pela PUC de Campinas. Francis é graduado em Filosofia e pósgraduado em Depressão pela Johns Hopkins University.

Já o jovem, Lucas Galhardo, reside em Caieiras (SP), diocese de Bragança Paulista. Contribuiu na coordenação nacional da pastoral juvenil como representante dos movimentos juvenis, de 2016 a 2019, e na equipe de pastoral juvenil latino-americana (CELAM), de 2017 a 2019. Participou do Sínodo dos Bispos 2018 sobre os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional e suas etapas preparatórias. Trabalha com projetos mecânicos e estuda engenharia mecânica.

Dois dias serão reservados aos encontros por Organismos, com a presença do bispo referencial e assessores da comissão; e o dia conclusivo, com a presidência de cada Organismo (presidente e seu conselho). Para o dia 19, uma segunda-feira, das 9 às 10h50, os Organismos da Comissão poderão convidar os seus coordenadores/representantes regionais. O link de acesso – pelo Google Meet – será enviado 20 minutos antes do início aos presidentes nacionais de cada Organismo. Estes o encaminharão aos membros de sua equipe de presidência ou diretoria, e aos coordenadores regionais.

Programação

A reunião terá a seguinte programação:

09h – Oração inicial. Apresentação geral dos participantes e do tema formativo: Para um novo tempo, uma nova Igreja;
09h20 – Como a sociedade vê a Igreja e o que espera da Igreja neste tempo de pandemiaou pós-pandemia? (Sra. Renata e Sr. Francis);
09h40 – Como o jovem vê a Igreja e o que espera da Igreja? (Lucas Galhardo).
10h – Diálogo com os assessores (inscrições e perguntas pelo chat).
10h30 – Conclusões e comunicados gerais.
10h45 – Oração final e agradecimentos.

Para o dia 20, terça-feira, estão programados os seguintes encontros, também pelo Google Meet (ou a combinar com o presidente do Organismo):

09h – PV/SAV (Sra. Édna Maria de Sousa, Pe. José Alir Moreira e Dom José Albuquerque de Araújo coordenarão os trabalhos);
09h – CRB (Ir. Maria Inês Ribeiro e Dom João Inácio Müller coordenarão os trabalhos);
14h30 – CNIS (Sra. Aparecida de Guadalupe Cafaro e Dom João Inácio Müller coordenarão os trabalhos).

Para o dia 21, quarta-feira, estão programados os seguintes encontros, também pelo Google Meet (ou a combinar com o presidente do Organismo):

09h – OSIB (Pe. Jerônimo Batista de Araújo e Dom José Albuquerque de Araújo coordenarão os trabalhos);
09h – CND (Dc. Francisco Salvador Pontes Filho e Dom João Francisco Salm
coordenaremos os trabalhos).
14h30 – CNP (Pe. José Adelson da Silva Rodrigues e Dom André Vital Félix da Silva coordenarão os trabalhos).

Os assessores da Comissão, padre João Cândido da Silva Neto e padre Juarez Albino Destro, estarão também participando dos encontros, subdividindo-se quando ocorrerem os encontros nos mesmos horários.

No dia 22, quinta-feira, das 9 às 11 horas, será a partilha dos temas principais debatidos nos encontros dos Organismos que compõem a Comissão, também em vista de uma programação conjunta para 2021. Participarão os membros da presidência ou diretoria de cada segmento. O link de acesso – pelo Google Meet – será enviado 20 minutos antes do início aos presidentes de cada Organismo. Estes o encaminharão aos membros de sua equipe de presidência ou diretoria. O roteiro será este:

9h: Oração inicial e, em seguida a partilha;
9h10: CND;
9h20: CNP;
9h30: CNIS;
9h40: CRB;
9h50: OSIB;
10h: PV/SAV.
10h15: Tempo para esclarecimentos (inscrição ou perguntas pelo chat).
10h45: Conclusões e comunicados gerais.
10h55: Oração conclusiva e agradecimentos.

Em carta-convite, o presidente da Comissão, dom João Francisco Salm, salientou a importância de os Organismos manterem seus contatos e sua rede de comunicação atualizados para garantir que todos os seus representantes regionais recebam o convite do nosso importante evento, e o link de acesso às salas das reuniões naqueles dias dos encontros.

“A cada um e a cada uma, um afetuoso abraço com as bênçãos de Deus. Tenham a continuação de um excelente mês bíblico, e, em outubro, um ótimo mês missionário. Que o Senhor da messe continue a enviar muitos operários e operárias” finalizou dom Salm.

 

Foto de capa: Goumbik por Pixabay

O post Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada realizará reunião ampliada em outubro apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados