CNBB

O Grupo de Reflexão para Diálogo Ecumênico e Diálogo Inter-Religioso reúne-se on-line para planejar ações

O Grupo de Reflexão para Diálogo Ecumênico e Diálogo Inter-Religioso (Gredire), composto por membros da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia e Pará, reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 24 de setembro, de forma on-line. A Pastoral Afro-Brasileira também participou da reunião.

O bispo de Cornélio Procópio (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, dom Manoel João Francisco, apresentou a pauta que consistiu na reflexão e partilha da proposta do novo Estatuto da CNBB, na partilha dos regionais, Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021,  Simpósio Ecumênico de 2021 e demais comunicações e encaminhamentos.

Sobre a reformulação do novo Estatuto da CNBB, foram apresentados os novos desafios que envolvem a Igreja no Brasil e a busca por expressar a sinodalidade e a missão da entidade, ao passo de estar também em unidade e comunhão com seus diversos carismas e dons.

No encontro, foi divulgada a possibilidade de participação do Seminário Nacional de Formação para a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), edição 2021, que acontecerá entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. A atividade será online com transmissão pelo Facebook do CONIC, sempre das 20h00 às 21h30. Detalhes podem ser conferidos no link: https://www.conic.org.br.

No contexto da pandemia da Covid-19, novos recursos para debate e articulação ecumênica e de diálogo inter-religioso se fizeram necessários. Diante deste novo cenário, o tradicional Simpósio Ecumênico, realizado sempre em janeiro, deverá assumir o formato.

O bispo de Ponta de Pedras, no Pará, e membro da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, dom Teodoro Mendes Tavares, encerrou o momento, agradecendo a Deus pelo encontro fraterno, rico e fecundo, desejando a Unidade e Comunhão, como sabedoria para dignificar a Igreja de Cristo. Também clamou pela saúde, como se solidarizou aos que sofrem. Agradeceu a todos os presentes, pedindo união e graça na caminhada.

Com informações e foto de Edoarda Scherer

O post O Grupo de Reflexão para Diálogo Ecumênico e Diálogo Inter-Religioso reúne-se on-line para planejar ações apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados