CNBB

Pastur Brasil dá início a comemoração do 41º Dia Mundial do Turismo com reunião online obre Turismo Rural

Coordenador Nacional da Pastur, padre Manoel Filho, conversa com a agente da pastoral que organiza o trabalho no assentamento Caimã Ponta da Serra, município de Adustina (BA), Maria Patrícia

A pastoral do Turismo dá início nesta segunda-feira, 14 de setembro, a celebração do 41º Dia Mundial do Turismo, que este ano traz como ‘Turismo e Desenvolvimento Rural’, no contexto da pandemia da Covid-19.

Maria Patrícia. Foto: divulgação

A primeira atividade vai ser uma reunião comemorativa do Dia Mundial do Turismo nesta segunda-feira (14), às 19h30, pelo Google Meet. O coordenador nacional da Pastur, padre Manoel Filho vai conversar com Maria Patrícia, que a partir da compreensão da Pastur, organiza no assentamento Caimã Ponta da Serra, no município de Adustina (BA), o Turismo Rural.

Segundo padre Manoel, Maria Patrícia é a Pastur que faz do turismo, inclusive religioso, um caminho para o desenvolvimento da comunidade.

Este ano, o tema do Dia Mundial do Turismo na perspectiva da Covid-19 foi apresentado pela Organização Mundial do Turismo e acolhido pelo Vaticano através do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

De acordo com a coordenação nacional da Pastur, o presidente do Dicastério, cardeal Peter Turkson, disse em mensagem que “o tema escolhido pela OMT antes da emergência do Covid-19 para o presente dia, indica providencialmente um dos caminhos para a possível retomada do setor turístico”.

Segundo o documento, a fala do cardeal diz respeito a situação de extrema dificuldade em que sem encontra o mundo do turismo diante da pandemia, tendo sido um dos setores mais afetados pelos resultados da crise sanitária mundial.

De 21 a 27 de setembro a Pastur vai preparou uma programação com reflexão e momentos celebrativos transmitidos pelas redes sociais. Para o arcebispo de Santarém (PA) e referencial para a Pastur Brasil, dom Irineu Roman, o Dia Mundial do Turismo “é uma oportunidade da Igreja e da sociedade se fazerem sintonizadas com num momento e reflexão e oração que possa apontar horizontes de esperança para essa realidade tão sofrida diante da pandemia que se abate sobre o planeta”, ressalta.

Programação

21 a 27 de setembro

Semana Mundial do Turismo
Transmitida pela plataforma do Canal 39 e compartilhado pelas outras páginas da Pastur de Aparecida AGCTUR
Promoção – Pastur Aparecida

26 de setembro

20h – LIVE Território Sagrado: Turismo religioso e o desenvolvimento das comunidades
Instagram: @pastursalvador
Promoção – Pastur Salvador (BA)

27 de setembro

10h – Missa
Paróquia N. Sra. da Esperança – Cabo Frio (RJ)
Transmissão pelo https://www.youtube.com/channel/UC950deV_zoEg4QRMCMfrF4w
Promoção – Pastur Cabo Frio/ RJ

10h – Missa com benção dos Turistas
Catedral Metropolitana N. Sra. da Vitória – São Luiz do Maranhão
Instagram:  https://instagram.com/catedraldasesaoluisma?igshid=1fkkdl7275utn
Facebook: https://www.facebook.com/catedraldaseoficial/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCcuXMMkoyF0xSAhJUAnPmtA

17h – LIVE Experiências do voluntariado Pastoral
Facebook :Pastur Basílica Santuário de Nazaré
Promoção – Pastur Nazaré – Belem/PA

18h – Missa Basílica Santuário N. Sra. de Nazaré
Celebrada por Dom Antônio A. Ribeiro
Promoção – Pastur Nazaré – Belem/PA

18h – Missa Catedral de Maringá
Facebook.com/IgrejaCatedraldeMaringa
Promoção – Pastur Maringá (PR)

O post Pastur Brasil dá início a comemoração do 41º Dia Mundial do Turismo com reunião online obre Turismo Rural apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados