CNBB

256 agentes participam de curso em Ead de Capacitação de Lideranças em Políticas Públicas promovido pelo CEFEP

O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), em parceria com a Comissão Pastoral Episcopal Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Instituto Agostín Castejon (IAC), a  União Marista do Brasil (UmBrasil), o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), e a Rede Eclesial Pan Amazônica (Repam-Brasil), está promovendo desde o início de agosto o curso de Capacitação de Lideranças em Políticas Públicas.

Segundo o diretor do Cefep, padre Paulo Adolfo, o objetivo da formação é capacitar conselheiros já atuantes e capacitar multiplicadores para que façam as mesmas formações nos regionais da CNBB e nas dioceses. O curso, segundo o diretor do CEFEP, é um legado da Campanha da Fraternidade 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas” e do Ano do Laicato (2018). “Tivemos 256 inscrições, de todos os regionais da CNBB”, comemora.

A motivação para a realização desta formação, segundo o padre Paulo Adolfo, brota da Doutrina Social da Igreja, sobretudo dos últimos documentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no  Brasil 2019-2023 e do Documento nº 105, que falam da importância de os cristãos e leigos e leigas atuarem no mundo da política, nos Conselhos de Direitos ou de Políticas Públicas com adequada formação para isso.

Educação à distância

Em função do novo Coronavírus, o curso, que foi pensado inicialmente para realizado de forma presencial, foi adaptado para ser realizado na metodologia de educação à distância (Ead), com realização semanal de “rodas de conversa virtuais” sobre os temas da grade com o respectivo professor, pela plataforma Zoom.

No Moodle são disponibilizados textos textos e vídeos sobre o assunto, que o aluno tem acesso com antecedência à roda de conversa. Também pelo moodle os inscritos são provocados a responder a um questionário em cada módulo. O curso conta ainda com um fórum de debates, obrigatório para quem não participou da roda de conversa e opcional para os demais.

Grade das Rodas de Conversa

Data    Tema
03/08  Mística cristã e espiritualidade: Ser “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14).
10/08   Os Direitos Humanos e Sociais no arcabouço jurídico e político brasileiro.
17/08   Fundamentos de Fé e Política – Doutrina Social da Igreja.
24/08  Os desafios da esfera pública para o cristão/ã conselheiro/a de direito/a.
31/08   Ciclos de Políticas Públicas e incidência política.
14/09   Noções básicas do ciclo orçamentário das políticas públicas.
21/09   Crise do sistema representativo e a importância do fortalecimento da democracia participativa.
28/09   Os mecanismos da democracia participativa (Conselhos, fóruns, audiências públicas, entre outros) e direta (plebiscito, referendo, iniciativa popular)
05/10    Horizontes e perspectivas do desafio do controle das políticas públicas.
19/10    O desafio da formação e acompanhamento dos Conselheiros/as de políticas públicas.

 

 

 

O post 256 agentes participam de curso em Ead de Capacitação de Lideranças em Políticas Públicas promovido pelo CEFEP apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados