CNBB

A Catequese é um caminho de fé!

Dom Manoel Delson
Arcebispo da Paraíba

A catequese é uma atividade de fé que sempre acompanhou a história da Igreja. Ela tem como finalidade o aprofundamento do primeiro anúncio do Evangelho. Todos nós, batizados e discípulos, somos alvos dessa catequese. Devemos conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo, como nos pede constantemente o Catecismo da Igreja Católica.

E qual o fundamento da Catequese? Quem é chamado a ser catequista? Para a Igreja, a solidez do processo catequético é a Palavra de Deus: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei meus discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus 28, 18-20; Marcos 16,15-16). Os sacerdotes têm a missão de serem os primeiros catequistas na vida paroquial. O ensino da fé está ligado primeiramente ao exercício sacerdotal. Contudo, tal ensino deve ser compartilhado; os leigos podem e devem ajudar os nossos padres na linda missão de ensinar aos outros o caminho da fé.

A catequese é um belo exercício de amor. Ensinamos porque queremos a salvação de todos. Trata-se de um caminho em que vamos sendo educados na fé para a vida neste mundo e para a vida no céu. Não devemos compreender o processo catequético somente como uma ocupação doutrinária. A catequese da Igreja é também a grande oportunidade em que podemos crescer na fé em Cristo. O Papa Francisco ao dizer sobre o essencial caminho da fé, falou-nos sobre a necessidade de ajudar os não evangelizados através do recurso da escuta. A Igreja, junto com seus catequistas, cumpre a sua missão de ensinar através também da escuta. Escutar a realidade, os seus anseios, mas sem deixar de propor o anúncio explicito de Nosso Senhor. E nos pomos a cumprir esse anúncio por meio da Palavra de Deus e dos Sacramentos: “A Palavra de Deus não se contrapõe ao homem, nem mortifica os seus anseios verdadeiros; pelo contrário, ilumina-os, purifica-os e realiza-os” (Verbum Domini, 23).

Os pais também são chamados a transmitir o caminho da fé a seus filhos. Todos, na família, podem e devem testemunhar a alegria do Evangelho de Cristo. Se desejamos um mundo realmente transformado pela beleza desse Evangelho, cabe-nos primeiramente a urgente e feliz missão de propor tal anúncio aos nossos, aos de casa. Filhos devidamente evangelizados são bons cristãos capazes de transformar o tecido social.

Neste último domingo vocacional, a Igreja do Brasil convida os seus fieis a rezarem pelos catequistas. Estes, têm a grandiosa missão de ajudar a Igreja a educar seus filhos. Os leigos e leigas são fundamentais na missão e transformação do mundo. O Papa Francisco ao falar dessa missão, afirma com palavras vibrantes que estes são chamados “a serem ‘sinais visíveis’ da presença de Cristo em todos os ambientes, apesar das condições de pobreza e instabilidade social, da perseguição religiosa e da propaganda ideológica anticristã; sendo discípulos missionários, protagonistas na promoção da vida, na defesa da razão, da justiça, da paz, da liberdade, na promoção da saudável convivência entre povos e cultura”. Que Nossa Senhora Aparecida ajude os catequistas do Brasil na amorosa empreitada de levar Jesus Cristo a todos os lugares e pessoas.

 

 

 

 

O post A Catequese é um caminho de fé! apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados