CNBB

Presidência da CNBB se reúne virtualmente com representantes do “Projeto Brasil Nação”

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu virtualmente na tarde da terça-feira, 25 de agosto, com representantes da organização “Projeto Brasil Nação”. O grupo, do qual participam ex ministros  brasileiros como Luiz Carlos Bresser-Pereira e Celso Henrique Amorim, se define como “um grupo de brasileiros que, no início de 2017, diante da gravidade da crise política, econômica e cultural, diante do individualismo radical que tomou conta do Brasil e o dividiu pelo ódio, decidiu se unir para defender um novo caminho para todos – um caminho a ser construído com base na solidariedade e no espírito republicano”.

Embora tenha uma pauta mais ampla de combate às desigualdades e reconstrução da democracia brasileira, a partir do diálogo e do espírito republicano, o grupo apresentou à presidência da CNBB os cinco pontos de caráter econômico que integram o seu manifesto inaugural para o Projeto Brasil Nação.

São eles, a)  Regra fiscal que permita a atuação contra cíclica do gasto público, e assegure prioridade à educação e à saúde;  b) Taxa básica de juros em nível mais baixo, compatível com o praticado por economias de estatura e grau de desenvolvimentos semelhantes aos do Brasil; c) Superávit na conta corrente do balanço de pagamentos que é necessário para que a taxa de câmbio seja competitiva; d) Retomada do investimento público em nível capaz de estimular a economia e garantir investimento rentável para empresários e salários que reflitam uma política de redução da desigualdade; e e) Reforma tributária que torne os impostos progressivos.

Pacto pela Vida e pelo Brasil

A presidência da CNBB apresentou o Pacto pela Vida e Pelo Brasil em parceria com um conjunto de organizações brasileiras, lançado dia 12 de abril, que vem sendo trabalhado como forma de superação da crise no contexto do avanço do novo Coronavírus no Brasil. Além deste ponto da pauta, os participantes conversaram sobre as atuais crise política, sanitária e econômica vividas pelo Brasil e sobre a possibilidade de estabelecer uma agenda de debates e de parcerias em torno de outros projetos.

O grupo “Projeto Brasil Nação” se define ainda como uma articulação de “brasileiros que acredita que, para adotar essas políticas e alcançar esses objetivos, é preciso que os pobres se unam politicamente em sindicatos e partidos políticos para defenderem seus interesses, e setores da classe média precisam abandonar o individualismo egoísta e se transformar em cidadãos com espírito republicanos – cidadãos solidários e dotados de virtudes cívicas que estejam dispostos a sacrificar razoavelmente seus próprios interesses em nome do bem comum”.

Além dos quatro membros da presidência da CNBB, também participaram da conversa o assessor político da entidade, padre Paulo Renato, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação SocioTransformadora,  dom José Valdeci e o membro do grupo de análise de conjuntura, dom Francisco Lima.

O post Presidência da CNBB se reúne virtualmente com representantes do “Projeto Brasil Nação” apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados