CNBB

3ª Jornadas de Teologia Pastoral será sobre o cuidado com os ministros cristãos

O impacto da Covid-19 na vida e na missão dos ministros cristãos será a temática da terceira livre das Jornadas de Teologia Pastoral promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RIO), que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 28 de agosto. Os painelistas serão o doutor e padre Douglas Alves Pontes, que discorrerá sobre “Formação sacerdotal em tempos de pandemia”; e do doutor pastor Rainerson Israel Estevam, que terá como tema “Cuidar dos que cuidam: uma análise pessoal, sócio-familiar e pastoral dos pastores batistas do estado do Rio de Janeiro”; e a doutora Luciana Campos, que fará uma síntese das duas primeiras apresentações com o painel: “Impactos da quarentena sobre ministros cristãos”.

“As consequências do confinamento resultante da Pandemia de Covid-19 vêm afetando aspectos práticos do cotidiano e também aspectos subjetivos, impactando sujeitos em sua saúde física e também mental. No âmbito religioso não se deu de maneira diversa. As casas de oração, templos, igrejas, e demais instituições religiosas, precisaram se reorganizar para oferecer seus serviços de modo remoto. Isso vem afetando presbíteros e membros e por esta razão as reflexões que faremos nesta edição do evento são tão preciosas para os fiéis em geral.”, explicou Luciana.

O evento é gratuito e será transmitido, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB e do Departamento de Teologia da PUC-Rio: @cnbbnacional e @teologiapucrio. Para quem deseja receber certificado de participação, recomenda-se a inscrição prévia. O certificado será enviado para e-mail informado no formulário digital. Para se inscrever, acesse: https://bit.ly/2YnPnfu

Os encontros das “Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio” tiveram início no mês de junho, e acontecerão até o mês de dezembro, com uma Live a cada mês. Especialistas e pesquisadores estão abordando temas que permitirão um olhar crítico, mas positivo, sobre o atual contexto social e eclesial. Desafios à vida e à vivência cristã, impactos eclesiológicos, experiência sacramental-litúrgica, espiritualidades, práticas pastorais, fé e cultura digital, animação bíblica da pastoral, catequese, dor e sofrimento, serão alguns dos temas apresentados ao longo das Jornadas, que irão acontecer, em cada última sexta-feira do mês, a partir das 15h.

SERVIÇO

Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio- Live 3

Evento Gratuito

Local

Redes sociais da CNBB e do Departamento de Teologia da PUC-Rio

@cnbbnacional

@teologiapucrio

Programação

O 3º Painel será no dia 31 de julho, às 15h

Painelistas: Padre Eduardo Calandro, doutor em Teologia e professor da PUC-Rio, com o tema “Isolamento e saúde mental: desafio pastoral durante e após a COVID-19”; e Fernando Zamban, Assessor Nacional da Cáritas Brasileira, com o tema “Os impactos sócio-econômicos da pandemia nas populações empobrecidas.”

Inscrições

Recomenda-se inscrição para os que quiserem receber certificado de participação.

Link: https://bit.ly/2YnPnfu

Público-alvo

Pesquisadores de Teologia, Ciências da Religião, demais áreas correlatas, pastoralistas e agentes de pastoral que se interessem sobre a temática.

O post 3ª Jornadas de Teologia Pastoral será sobre o cuidado com os ministros cristãos apareceu primeiro em CNBB.

Fonte: Noticias da CNBB

Artigos relacionados